ERA UMA VEZ:
desconstrução do discurso, percepção da intertextualidade e posicionamento do eixo parodístico no filme infantil Shrek 1
Palavras-chave:
Interdiscursividade. Intertextualidade. Paródia. Eixo Parodístico.Resumo
O presente trabalho propõe uma análise da interdiscursividade, intertextualidade e paródia no filme infantil Shrek (2001). O filme foi escolhido pelo seu processo intertextual de diálogo com outros textos do gênero Conto de Fadas e o resgate de personagens mundialmente conhecidos e importantes para a literatura infantil e seus discursos acoplados a modos parodísticos. Através de um enfoque na desconstrução do discurso, percepção da intertextualidade e posicionamento deste eixo dentro da obra cinematográfica, há a reformulação das narrativas clássicas, utilizando elementos de outros textos e discursos para criar um novo significado. O uso de personagens icônicos, como príncipes e princesas, heróis e vilões, é ressignificado ao incorporar referências contemporâneas e paródicas, questionando estereótipos culturais e valores de obras anteriores, amplamente baseados em um olhar europeu ocidental. Este trabalho explora como o filme torna-se um espaço para a negociação de sentidos entre diferentes discursos, ressaltando o papel da audiência em reconhecer as referências e construir o significado a partir dessas sobreposições.
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Referências
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