Visibilidade e arte em Eça de Queiroz

Autores

  • Maria de Lourdes A. Ferraz Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Eça de Queirós, realismo,

Resumo

Neste despretencioso artigo volto a um tópico já muito debatido: o realismo de Eça de Queiroz. Procuro demonstrar que Eça de Queiroznunca abandonou o realismo, sendo verdade o oposto: ele desenvolveu até ao fim o seu realismo; ou seja, a sua capacidade de mostrar. Mas não mostra apenas; faz o leitor sentir a visão das coisas como ele lhas mostra. Volto para isso a pequenos fragmentos de alguns textos bem conhecidos (1871, 1879, 1886, 1900) e defendo a idéia de que Eça deixou de lado um realismo programático e desenvolveu seu realismo como visibilidade de sentimentos, idéias e ações humanos.

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Referências

AUERBACH, Erich [1946]. Mimesis. La représentation de la réalité dans la littérature occidentale. Paris: Gallimard, 1968.

BARTHES, Roland [1968]. “L’effet de réel”. Littérature et réalité. Paris: Seuil/Points, 1982, p. 81-90.

CAL, Ernesto Guerra da. Linguagem e estilo de Eça de Queiroz. Trad. Helena Cidade. Lisboa: Editorial Aster, [19--].

CALVINO, Ítalo. Lezione Americane. Sei Proposte Per Il Prossimo Millennio. Milano: Arnoldo Mondadori Ed., 1993.

QUEIROZ, Eça. Obras. Porto: Lello & Irmão Editores, [19--].

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Publicado

09-03-2001

Como Citar

FERRAZ, Maria de Lourdes A. Visibilidade e arte em Eça de Queiroz. Scripta, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 121–127, 2001. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10401. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Eça de Queirós