Visibilidade e arte em Eça de Queiroz
Palabras clave:
Eça de Queirós, realismo,Resumen
Neste despretencioso artigo volto a um tópico já muito debatido: o realismo de Eça de Queiroz. Procuro demonstrar que Eça de Queiroznunca abandonou o realismo, sendo verdade o oposto: ele desenvolveu até ao fim o seu realismo; ou seja, a sua capacidade de mostrar. Mas não mostra apenas; faz o leitor sentir a visão das coisas como ele lhas mostra. Volto para isso a pequenos fragmentos de alguns textos bem conhecidos (1871, 1879, 1886, 1900) e defendo a idéia de que Eça deixou de lado um realismo programático e desenvolveu seu realismo como visibilidade de sentimentos, idéias e ações humanos.Descargas
Citas
AUERBACH, Erich [1946]. Mimesis. La représentation de la réalité dans la littérature occidentale. Paris: Gallimard, 1968.
BARTHES, Roland [1968]. “L’effet de réel”. Littérature et réalité. Paris: Seuil/Points, 1982, p. 81-90.
CAL, Ernesto Guerra da. Linguagem e estilo de Eça de Queiroz. Trad. Helena Cidade. Lisboa: Editorial Aster, [19--].
CALVINO, Ítalo. Lezione Americane. Sei Proposte Per Il Prossimo Millennio. Milano: Arnoldo Mondadori Ed., 1993.
QUEIROZ, Eça. Obras. Porto: Lello & Irmão Editores, [19--].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.