Metamidialidade e literatura: uma leitura do romance Sweet Tooth, de Ian McEwan
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p69-80Palavras-chave:
Literatura contemporânea. Ian McEwan. Metaficção. Metamidialidade.Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar como o romance Sweet Tooth, escrito por Ian McEwan, na condição de objeto de mídia literário, representa aspectos midiáticos da própria literatura – uma operação que aqui nomeamos de representação metamidiática. Levamos em conta como os aspectos materiais, econômicos, técnicos, sociais e institucionais da literatura foram representados nesta narrativa em relação aos processos de produção, circulação e consumo que caracterizam a atividade literária. Percebemos que tal estratégia criativa tem dois principais desdobramentos: i. a apresentação da paisagem midiática da Inglaterra da década de 1970 para uma audiência contemporânea – paisagem essa marcada por fortes contornos autobiográficos; ii. a realização de um processo de letramento literário/midiático, que desenvolve nos leitores a consciência sobre o fato de a literatura ser uma forma mediada.Downloads
Referências
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.
BRUHN, Jørgen. Intermediality and narrative literature: medialities matter. London: Palgrave Macmillan, 2016.
CHALUPSKÝ, Petr. “Playfulness as apologia for a strong story in Ian McEwan’s Sweet Tooth”. Brno Studies in English, Praga, v. 41, n. 1, p. 101-115, 2015.
COOKE, Rachel. “Ian McEwan: ‘I had the time of my life’”. The Guardian, 2012. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2012/aug/19/ian-mcewan-sweet-tooth-interview. Acesso em: 15 de janeiro de 2017.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 1980.
JUSTINO, Luciano Barbosa. Literatura de multidão e intermidialidade: ensaios sobre ler e escrever o presente. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
McEWAN, Ian. Sweet Tooth. London: Vintage, 2013.
McLUHAN, Marshall. Understanding media: the extensions of man. Cambridge, MA: The MIT Press, 1994.
MOSER, Walter. “As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade”. ALETRIA: revista de estudos de literatura, Belo Horizonte, v. 14, p. 42-65, 2006.
RYAN, Marie-Lauren. Media and narrative. In: HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-Laure (orgs.). Routledge encyclopedia of narrative theory. London and New York: Routledge, 2005, p. 288-292.
STARRE, Alexander. “‘Little Heavy Papery Beautiful Things’: McSweeney’s, metamediality, and the rejuvenation of the book in the USA”. Writing Technologies, Nottingham, v. 3, p. 25-41, 2010.
WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London and New York: Routledge, 1984.
WOLF, Werner. “(Inter)mediality and the study of literature”. CLCWeb: Comparative literature and culture, West Lafayette, v. 13, n. 3, p. 1-9, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".