Relações dialógicas entre gênero social, discurso e mídia na análise da publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p81-96

Palavras-chave:

Dialogismo. Discurso. Publicidade. Gênero social.

Resumo

A linguagem é essencial para as interações sociais, a produção de sentidos e a constituição de identidades, processo que ocorre nos discursos. O objetivo deste trabalho é analisar dialogicamente a publicidade de uma marca de produtos de perfumaria, com foco nos construtos de gênero presentes na linguagem. Para tanto, por meio da análise dialógica do discurso de M. Bakhtin e seu Círculo, serão identificadas marcas de gênero presentes no vídeo publicitário e no anúncio eletrônico da linha de produtos MEN de O Boticário, por meio de sua linguagem verbal, sonora e imagética; analisadas as relações dialógicas existentes entre o discurso da publicidade e os comentários de consumidores da marca na mídia social Facebook; interpretados os sentidos produzidos articulando-se os resultados com a teoria dialógica e com paradigmas culturais de gênero. A análise demonstra os índices axiológicos presentes na linguagem empregada pela marca na campanha publicitária e por consumidores-comentaristas na mídia social. O discurso de gênero explorado contribui para atender às carências de identificação e de consumo dos seus seguidores, com o uso de estereótipos, humor e exagero da virilidade do “homem macho”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Centro Universitário Franciscano

Professora Adjunto no Centro Universitário Franciscano, no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Letras, Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em TIC Aplicadas à Educação (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM).

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 5. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CASTELLS, M. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 2. 3. ed. Trad. Klauss B. Gerhardt. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

DAHLET, P. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2. ed. rev. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 55-84.

DICIONÁRIO de Português Online, 2016. Disponível em: http://dicionarioportugues.org/pt/. Acesso em: 20 jul. 2016.

FARACO, C. A. Bakhtin e os estudos enunciativos no Brasil: algumas perspectivas. In: BRAIT, B. (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. Campinas: Pontes; São Paulo: Fapesp, 2001. p. 27-38.

FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

FEUERBACH, L. Princípios da filosofia do futuro. Covilhã: LusoSofia, 2008.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e Intertextualidade. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 161-193.

FURNIEL, A., LOBATO, F., CERQUEIRA, R. C. As mulheres e a objetividade [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016. Disponível em: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/01/28/as-mulheres-e-a-objetividade/. Acesso em: 10 dez. 2017.

GERALDI, J. W. Ancoragens – Estudos bakhtinianos. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRGS/FACED, v. 22, n. 2, jul/dez, 1997.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, MG: Ed. da UFMG, 2003.

KNOLL, G. F. Relações de gênero na publicidade: palavras e imagens constituindo identidades. 136f. Dissertação (Mestrado em Letras)– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2007.

MARCHEZAN, R. C. Diálogo. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-131.

PEREIRA, V. L. Gênero: dilemas de um conceito. In: STREY, Marlene N.; CABEDA, S. T. L.; PREHN, D. R. (orgs.). Gênero e cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2004.

PONZIO, A. A revolução bakhtiniana. São Paulo: Contexto, 2008.

POSSENTI, S. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba, PR: Criar, 2002.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Thiago T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 2, n. 20, p. 73-99, jul/dez, 1995.

TODOROV, T. Prefácio à edição francesa. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. do russo: Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. XIII-XXXII.

VESTERGAARD, T.; SCHRODER, K. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VOLOCHÍNOV, V. N. A palavra na vida e na poesia – introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, V.; BAKHTIN, M. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 147-181.

VOLOCHÍNOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte – sobre poética sociológica. Trad. para uso didático: Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza, da versão americana Discourse in life and discourse in art – concerning sociological Poetics. In: Freudism, New York: Academic Press, 1976. Digitalizado.

VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

WELZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Estudos feministas, ano 9, 2. semestre, p. 460-482, 2001.

WOODWARD, K. Identidade e diferença. In: SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

KNOLL, Graziela Frainer. Relações dialógicas entre gênero social, discurso e mídia na análise da publicidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 45, p. 81–96, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p81-96. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/16933. Acesso em: 18 maio. 2025.