Sentidos do enunciado verbovisual em pôsteres publicitários de Bastardos inglórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p137-150

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Enunciado verbovisual. Gênero pôster publicitário de filme. Bastardos Inglórios.

Resumo

A perspectiva do Círculo de Bakhtin adota uma abordagem que considera os enunciados em seus múltiplos planos de expressão (verbal, musical, visual) e, assim, observa seus objetos no limite do campo cultural, enquanto modalidade dialógica nas diversas esferas de atividades humanas. Neste estudo, ao elegermos cinco pôsteres publicitários estadunidenses do filme Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009), de Quentin Tarantino, pretendemos analisar o enunciado verbovisual situado em uma esfera midiática, tal seja a de publicidade de filme, em seus diálogos com a história e com a literatura, especialmente, com os contos de fadas, mostrando os possíveis sentidos que emanam do gênero em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grenissa Bonvino Stafuzza, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Atua na graduação e na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. É líder do GEDIS-Grupo de Estudos Discursivos (CnPQ).

Referências

BAKHTIN, M. M. (1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. (1952-1953). Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

MEDVIÉDEV, P. N. (1928). O método formal nos estudos literários: Uma introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução Ekaterina Américo e Sheila Camargo Grillo, São Paulo: Contexto, 2012.

VOLÓCHINOV, V. N. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLOSHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. M. (1976). Discurso na vida e discurso na arte (sobre a poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, para uso didático. Mimeo. (s/a).

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

BONVINO STAFUZZA, Grenissa. Sentidos do enunciado verbovisual em pôsteres publicitários de Bastardos inglórios. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 45, p. 137–150, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p137-150. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/17133. Acesso em: 18 maio. 2025.