A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita

Autores

  • Renata Aiala de Mello Universidade Federal da Bahia
  • Renato de Mello Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p179-190

Palavras-chave:

Mídia, Ethos, Pathos, Telejornalismo, Análise do Discurso.

Resumo

Há vários anos, no Brasil, presenciamos ataques recíprocos entre algumas instituições midiáticas. Elas trocam acusações em espaços e horários nobres, sobretudo nos telejornais, sob a forma de reportagem. É a mídia sendo notícia na mídia, de maneira espetacularizada. Com isso, elas acabam forjando e alimentando o ethos umas das outras, valendo-se de recursos argumentativos carregados de pathos. Ao argumentar, elas buscam convencer, persuadir, seduzir e emocionar o público consumidor. Chamado e interpelado em suas crenças e em seus sentimentos, o telespectador é levado, de alguma forma, a se posicionar diante das denúncias. Assim, vemos, lemos e ouvimos, diariamente veiculadas pela mídia, notícias sobre escândalos financeiros e políticos ligados a essas instituições midiáticas. Tendo como pano de fundo esse contexto conflituoso da mídia, propomos, aqui, uma reflexão cujo objetivo geral é analisar discursivamente a construção das identidades dessas instituições e o uso das emoções para se justificarem e acusarem umas as outras. Com suas práticas discursivas, de suas atitudes e de seus posicionamentos ideológicos, elas acabam por afetar os telespectadores, os pathemizar. Além disso, esse espetáculo midiático grotesco forja, por espelhamento, nossas próprias identidades coletivas. Neste artigo, analisamos, sem a pretensão de exaurir o tema, visto que a questão se arrasta por décadas, algumas manchetes de jornais e também materiais recolhidos das mídias sociais sobre essa “guerra midiática”, no intuito de percebermos nesse corpus a construção do ethos dessas instituições, a estrutura argumentativa presente e as emoções visadas e suscitadas no público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Aiala de Mello, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Letras - Departamento de Letras Românicas

Renato de Mello, Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Letras

Referências

AMOSSY, R. L'argumentation dans le discours. Paris: Armand Colin, 2010.

AUCHLIN, A. Ethos e experiência do discurso: algumas observações. In: MARI, H.; MACHADO, I; MELLO, R. (orgs.) Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: NAD, 2001, p. 201-225.

BORGES, M. L. V. A construção do ethos do orador no Pro Milone de Cícero. São Paulo: USP. Dissertação de Mestrado, 2010.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

CHARAUDEAU, P. “A patemização na televisão como estratégia de autenticidade”. In: MACHADO, I. L. & MENDES, E. (orgs.) As emoções no discurso. Vol. 2. 2010, p. 23-56.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, 1997.

GREGOLIN, M. R. Discurso e Mídia – a cultura do espetáculo. São Paulo: Clara Luz, 2003.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs.). Ethos Discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 11-29.

MAINGUENEAU, D. “Ethos literário, ethos publicitário e apresentação de si” In: MACHADO, I. & MELLO, R. (orgs.). Análises do Discurso Hoje vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p. 193-207.

MORAES, D. Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

PLANTIN, C. Les bonnes raisons des émotions: principes et méthode pour l’étude du discours émotionné. Bern: Peter Lang. 2011.

SODRE, M. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Ed. Vozes, 2006.

Sites Consultados

https://www.facebook.com

http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

http://www.folha.uol.com.br/

http://www.uai.com.br/em.html

http://oglobo.globo.com/

http://noticias.r7.com/jornal-da-record

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

AIALA DE MELLO, Renata; DE MELLO, Renato. A imagem da mídia: o telejornalismo brasileiro sob suspeita. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 45, p. 179–190, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p179-190. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/17153. Acesso em: 18 maio. 2025.