Comandos de prova de redação: as diferentes finalidades para a produção

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DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p149-162

Resumo

Este artigo analisa um dos elementos das condições de produção escrita, a finalidade, tendo em vista seu aspecto escolar ou não escolar, em 91 comandos de produção textual da prova de Redação do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para tanto, baseamo-nos nos estudos do dialogismo e adotamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de base interpretativa, na verificação das diferentes manifestações desse elemento do comando. Contamos, ainda, com auxílio da perspectiva quantitativa para ajudar a encontrar as regularidades nas análises. Os resultados apontam que a característica da finalidade, classificada como escolar ou não escolar, está ligada ao contexto do comando e influencia na forma de sua apresentação, que pode ser explícita ou por meio de inferência. Verificamos, ainda, que a maioria dos comandos analisados apresenta finalidade não escolar. A discussão acerca desse aspecto da finalidade é importante no trabalho com a produção textual, não só no Concurso Vestibular, mas, também, em situações avaliativas gerais, como as conduzidas em situação de ensino.

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Biografia do Autor

Carla Catarina Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente da graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e no programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Supervisor de Pós-Doutorado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

30-10-2019

Como Citar

SILVA, Carla Catarina; MENEGASSI, Renilson José. Comandos de prova de redação: as diferentes finalidades para a produção. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 149–162, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p149-162. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/18127. Acesso em: 22 abr. 2025.