v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes

					Visualizar v. 23 n. 48 (2019): Formar para e pela escrita - Olhares sobre a formação e os futuros docentes

Org.:

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes

Fanny Rinck

Publicado: 2019-10-30

Edição completa

Editorial

  • Former par et pour l’écriture – regards sur la formation et pour les futurs enseignants

    Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Fanny Rinck
    7-15
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p7-15
  • Formar pela escrita e para a escrita – olhares sobre a formação e os futuros professores

    Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Fanny Rinck
    17-25
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p17-25

Artigos

  • A escrita na formação de professores de língua portuguesa

    Fabiane Aparecida Pereira, Sandro Braga
    27-40
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p165-178
  • O professor e a pesquisa: as experiências com a escrita na universidade

    Victoria Wilson da Costa Coelho
    41-52
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p41-52
  • As concepções de letramentos na formação de professores de FLE em contexto amazônico

    Stéphanie Soares Girão
    53-63
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p53-63
  • In Search of Training Gestures: What Regularities can be observed when Teaching how to Teach Written Production?

    Roxane Gagnon, Véronique Laurens, Joaquim Dolz
    65-81
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p65-81
  • Estranhas telas de sentido: a escrita de si e do outro na/pela linguagem

    Carlos Henrique Lucas Lima, Clebemilton Gomes do Nascimento, Fábio Fernandes
    83-92
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p83-92
  • Produção de fanfictions e escrita colaborativa: Uma proposta de adaptação para a sala de aula

    Ana Elisa Ribeiro, Lucas Mariano de Jesus
    93-108
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108
  • O papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia e seu uso na formação de professores

    Eliane Gouvea Lousada, Flavia Fazion
    109-123
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p109-123
  • A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita

    Maíra Avelar, Beatriz Graça, André Lisboa, Hayat Pinheiro
    125-136
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p125-136
  • Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico

    Norma Seltzer Goldstein, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
    137-147
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p137-147
  • Comandos de prova de redação: as diferentes finalidades para a produção

    Carla Catarina Silva, Renilson José Menegassi
    149-162
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p149-162
  • A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor

    Carolina Fernandes, Matheus Rodrigues dos Santos
    165-178
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40

Entrevistas

  • Entrevista com o Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa: a escrita na formação do professor e pesquisador

    Adriana Fischer
    177-185
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p177-185
  • Peut-on prendre le PISA au sérieux ? Entretien avec Bertrand Daunay et Daniel Bart

    Adilson Ribeiro de Oliveira
    187-199
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p187-199
  • Pode-se levar a sério o PISA? Entrevista com Bertrand Daunay e Daniel Bart

    Adilson Ribeiro de Oliveira
    201-205
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p201-205