A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40

Palavras-chave:

Discurso Pedagógico Escolar Polêmico, Autoria, Temas Socioculturais

Resumo

Este artigo trata da escrita em sala de aula a partir do escopo teórico da Análise do Discurso de linha materialista que considera a linguagem como materialidade discursiva, ou seja, produzida pela relação constitutiva do material linguístico com sua exterioridade que engloba os contextos enunciativo e sócio-histórico. Em nossas análises, investigamos a produção de autoria em três textos argumentativos produzidos por alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Buscamos também observar de que forma o discurso pedagógico polêmico pode intervir na produção textual dos alunos sobre temas socioculturais, favorecendo o sujeito-aluno se colocar na posição de autor. Comprovamos nossa hipótese de que a partir de um discurso polêmico, há o estímulo da polissemia e, assim, havendo, portanto, condições para o aluno ocupar discursivamente a posição-autor. Além disso, através dessa reflexão teórico-metodológica, discutimos sobre a abordagem de temáticas socioculturais na escola como forma de contribuir ativamente para a formação de sujeitos-cidadãos, capazes de refletir e discursivizar o mundo ao seu redor com singularidade assim como orienta a BNCC de 2018 com a proposta da educação integral.

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Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Professora do curso de Letras e do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso.

Matheus Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé.

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Publicado

30-10-2019

Como Citar

FERNANDES, Carolina; SANTOS, Matheus Rodrigues dos. A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 165–178, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19293. Acesso em: 22 abr. 2025.