Princípios editoriais ou censura prévia: dialogismo e ideologia nas regras de utilização de redes sociais do Grupo Globo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p63-74Palavras-chave:
Discurso midiático. Dialogismo. Enunciação. Ideologia. Princípios editoriais.Resumo
A base do princípio dialógico bakhtiniano é a filosofia do diálogo e da relação social. E é nessas relações que o indivíduo não apenas se constituiu, mas também se altera, na convivência com outros e a partir da produção de enunciados, impregnados de significados e valores. Partindo de uma perspectiva discursiva, este artigo mobiliza os conceitos de dialogismo e enunciação (BAKHTIN, 2010, 2014) e ideologia (BAKHTIN, 2010) para analisar os princípios editoriais do Grupo Globo que pretendem orientar os jornalistas que atuam nos veículos do grupo sobre como devem proceder diante das redes sociais. O estudo caracteriza-se como exploratório, com cunho bibliográfico, mediante a análise de discurso. As categorias teóricas que fundamentam a análise são extraídas da teoria estudada: atitude responsiva ativa, autoria e acentuação valorativa. A análise empreendida autoriza a dizer que as diretrizes sobre o uso de redes sociais do Grupo Globo restringem a palavra e produzem o que se pode chamar de silenciamento de vozes destoantes dentre os profissionais, e que o enunciado é endereçado muito mais à opinião pública e ao mercado que aos colaboradores, necessariamente.Downloads
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