Disjunção, conjunção e enarmonia: análise do conto “Nenhum, nenhuma” de João Guimarães Rosa.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p75-86Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Guimarães Rosa, Disjunção, Conjunção, EnarmoniaResumo
A partir da leitura crítica de Luiz Tatit e Marília Librandi Rocha, este trabalho procura demonstrar a relevância de duas forças aparentemente opostas na composição do conto “Nenhum, nenhuma” de Guimarães Rosa: uma disjuntiva, que diz respeito ao tempo enquanto agente desagregador capaz de nos transformar em estranhos de nós mesmos; e outra conjuntiva, a latência. As cinco personagens estariam decididamente disjuntadas ou seriam uma o estado de latência da outra? O trabalho conclui com o triunfo da ambiguidade: não a prevalência, mas a presença vacilante de ambas as forças. Assim, o conto mantém uma poética enarmônica - conceito musical que expressa a diferença naquilo que contém a mesma substância - ilustrada no paradoxo final deixado pelo narrador: “eu; eu?”.Downloads
Referências
CÍCERO. Retórica a Herênio. Tradução e introdução Ana Paula Celestino Faria e Adriana Seabra. São Paulo: Hedra, 2005.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Nenhures - considerações psicanalíticas à margem de um conto de Guimarães Rosa. In: Flores da escrivaninha, 1a edição, 2006.
RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot: e outras encenações imaginárias: a rubrica como poética da cena. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 1999.
ROCHA, Marília Librandi. Nuvens invisíveis. A poética da latência e da nuance no conto “Nenhum, Nenhuma” de João Guimarães Rosa. Journal of Lusophone Studies, v.9, 2011.
ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
ROSA, João Guimarães. No Urubuquaquá, no Pinhém. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
TATIT, Luiz. A extinção que não se acaba - "Nenhum, nenhuma”. Alfa, v.53, n.2, 2009.
WEINRICH, Harald. Lete. Arte e crítica do esquecimento / tradução Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001;
XISTO, Pedro. À busca da poesia, in Coutinho, Eduardo F., Coleção Fortuna Crítica: Guimarães Rosa, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991.
YATES, Frances Amelia. A arte da memória; trad. de Flavia Ban’her. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".