A escrita na formação de professores de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p165-178

Palavras-chave:

Escrita, Escrita Acadêmica, Formação, Professor de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo objetiva analisar o discurso documental presente no Projeto Pedagógico do curso de Letras/Português, da modalidade presencial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis, no que se refere, especificamente, às práticas de escrita na formação do professor de língua portuguesa. A escrita na universidade relaciona-se ao processo de letramento acadêmico, ou seja, com os usos da escrita - e da leitura - em práticas sociais e culturais no contexto universitário, por meio dos quais ocorre a interpretação, a compreensão e a organização do conhecimento em práticas de escrita dos mais variados gêneros e temáticas. Nessa perspectiva, problematizamos, sob a ótica da Análise de Discurso, a maneira como o discurso documental-institucional propõe e projeta a relação do acadêmico com as práticas de escrita durante o processo de formação. Deste modo, não deixamos de considerar a memória institucional e discursiva que historiciza e permeia a constituição dos dizeres analisados. Finalmente, consideramos que a constituição das práticas de escrita acadêmica é uma necessidade fundamental no processo de formação de professores de língua portuguesa, e, nesse contexto, o discurso documental e institucional colabora para o norteamento das ações no âmbito acadêmico e para a cristalização, manutenção ou atualização de conhecimentos e práticas pedagógicas, inclusive as relacionadas à escrita.

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Biografia do Autor

Fabiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Joaçaba. Licenciada em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Sandro Braga, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É graduado em Comunicação Social Jornalismo (UFSC-1998) e licenciado em Letras Português (UFSC-2011); mestre em Linguística na área da análise do discurso (UFSC-2001); doutor em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC-2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área da Análise do Discurso e de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa: Estudos do Campo Discursivo. É líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo e membro Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA). Interessa-se por temas de pesquisas em análise do discurso e psicanálise em torno de questões que envolvam subjetividade e escrita.

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Publicado

30-10-2019

Como Citar

PEREIRA, Fabiane Aparecida; BRAGA, Sandro. A escrita na formação de professores de língua portuguesa. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 27–40, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p165-178. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19734. Acesso em: 22 abr. 2025.