A escrita na formação de professores de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p165-178Palavras-chave:
Escrita, Escrita Acadêmica, Formação, Professor de Língua PortuguesaResumo
Este artigo objetiva analisar o discurso documental presente no Projeto Pedagógico do curso de Letras/Português, da modalidade presencial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis, no que se refere, especificamente, às práticas de escrita na formação do professor de língua portuguesa. A escrita na universidade relaciona-se ao processo de letramento acadêmico, ou seja, com os usos da escrita - e da leitura - em práticas sociais e culturais no contexto universitário, por meio dos quais ocorre a interpretação, a compreensão e a organização do conhecimento em práticas de escrita dos mais variados gêneros e temáticas. Nessa perspectiva, problematizamos, sob a ótica da Análise de Discurso, a maneira como o discurso documental-institucional propõe e projeta a relação do acadêmico com as práticas de escrita durante o processo de formação. Deste modo, não deixamos de considerar a memória institucional e discursiva que historiciza e permeia a constituição dos dizeres analisados. Finalmente, consideramos que a constituição das práticas de escrita acadêmica é uma necessidade fundamental no processo de formação de professores de língua portuguesa, e, nesse contexto, o discurso documental e institucional colabora para o norteamento das ações no âmbito acadêmico e para a cristalização, manutenção ou atualização de conhecimentos e práticas pedagógicas, inclusive as relacionadas à escrita.
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