Produção de fanfictions e escrita colaborativa: Uma proposta de adaptação para a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108

Palavras-chave:

Escrita, Produção de Textos, Fanfiction

Resumo

Considerada uma das práticas sociais de leitura e escrita contemporâneas, a produção de fanfiction ou ficção de fã é nosso objeto de estudo neste artigo, que aborda também questões como a das práticas de escrita colaborativa, os desafios impostos ao debate no campo literário e a adaptação de parte dessas práticas para o ambiente escolar. A fim de testar esta última possibilidade, propôs-se um curso a estudantes universitários de uma instituição federal de ensino (na área de Letras) no qual foram criadas oportunidades de escrita colaborativa de contos, empregando uma dinâmica semelhante à das fanfics. Nossas conclusões apontam para uma recepção positiva dos estudantes quanto à escrita colaborativa, o que pode alterar suas performances de escrita no sentido de um maior engajamento.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio, dando aulas de Redação. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação (PUC-Minas - 2009-2010), em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp - 2011-2013) e em Estudos Literários (2015-2016, Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros). É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial (GPPE) da Intercom desde 2007. Lidera os grupos de pesquisa (CNPq) Escritas Profissionais e Processos de Edição e Mulheres na Edição. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial) e "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios). É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil, com apoio da Fapemig.

Lucas Mariano de Jesus, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Pesquisador e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).      

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Publicado

30-10-2019

Como Citar

RIBEIRO, Ana Elisa; JESUS, Lucas Mariano de. Produção de fanfictions e escrita colaborativa: Uma proposta de adaptação para a sala de aula. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 93–108, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19761. Acesso em: 20 ago. 2025.