Reflexões sobre a formação inicial de professores de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua (PLE/PL2) na Universidade Federal da Bahia em uma perspectiva culturalmente sensível
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p267-295Keywords:
Português Língua Estrangeira/Segunda Língua, Formação de professores, Perspectiva intercultural, Universidade Federal da BahiaAbstract
Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que teve como objetivo propor o blog como um ambiente favorável ao ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua (PLE/PL2) em uma perspectiva culturalmente sensível aos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de línguas (CRUZ, 2019). A extensão universitária e os projetos institucionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), respectivamente o Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e o Programa Especial de Monitoria de Português como Língua Estrangeira (PROEMPLE), são os contextos dessa investigação. Aqui, se discute a formação de professores(as) de PLE/PL2, em nível de graduação, na UFBA e a sua ancoragem em princípios voltados para uma formação culturalmente sensível de seus(suas) professores(as) (MENDES, 2020), a fim de evidenciar a importância de uma orientação teórico-pedagógica mais ativa, simétrica (e mais significativa) para os(as) professores(as) em formação, capaz de formar profissionais crítico-reflexivos (e culturalmente sensíveis), como foi defendido na referida pesquisa.
Downloads
References
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo, Parábola, 2008. 135p.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008.
CRUZ, Sara Oliveira da. Fiz um blog, e daí? Uma experiência sobre o ensino e a formação inicial de professores de português como língua estrangeira/segunda língua em perspectiva intercultural e crítica. 263 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.) DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-42.
EGITO, Regina. E no entanto é preciso cantar! Música popular como mediadora do ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira. 358 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
IZAKI GÓMEZ, Marina Ayumi. Saberes Docentes e Desafios no Ensino de Português Língua Estrangeira na Atuação de Professores em Formação. 281 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10133/Tese_Marina%20Ayumi%20Izaki%20G%C3%B3mez_Vers%C3%A3o%20BCO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 fev. 2018.
MENDES, Edleise. A Licenciatura em PLE/PL2 na Universidade Federal da Bahia: formando professores para a diversidade. In: SCARAMUCCI, Matilde; BIZON, Ana Cecília C.. (org.). Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. 1. ed. Araraquara/SP: Letraria, 2020, v. 1, p. 41-62.
MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de Português LE/L2. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012a, p. 355-378. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16424. Acesso em: 25 janeiro 2021.
MENDES, Edleise. Língua, Cultura e formação de Professores: Por uma Abordagem de Ensino Intercultural. In: MENDES, E.; CASTRO, M. L. S. (orgs.). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas: Pontes, 2008, p. 57-77.
MENDES, Edleise. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de português. In: LOBO, Tânia et all. (org.) ROSAE - Linguística Histórica, História da língua e outras histórias. Salvador-BA: EDUFBA, 2012b. p. 667-678. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16749. Acesso em: 25 janeiro 2021.
MENDES, Edleise. O ensino do português como língua estrangeira (PLE): desafios, tendências contemporâneas e políticas institucionais. In: ANDREEVA, Yana. Horizontes do saber filológico. Sófia-Bulgária: Sveti Klimente Ohridski, 2014, p. 33-45. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/32287/1/Gramatica%20verbos%20Sofia.pdf. Acesso em: 25 janeiro 2021.
MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (org.) Diálogos Interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p. 137-158.
NUPEL. Núcleo Permanente de Extensão em Letras. Disponível: http://www.nupel.ufba.br/apresentacao-e-objetivos. Acesso em: 20 janeiro 2021.
PESCE. L.; ABREU, C. B. M. Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 19-29, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/747. Acesso em: 13 janeiro 2018.
PPPLE. Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna. Disponível em: http://www.ppple.org. Acesso em: 15 janeiro 2021.
PROFICI. Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA. Disponível em: https://profici.ufba.br/. Acesso em: 20 janeiro 2021.
RODRIGUES, Lucas. Uma experiência de aprendizagem com o português LE/L2 na Bahia-Brasil: percepções dos aprendentes pré-PEC-G (UFBA) sobre a pedagogia de projetos. 151 f. (Dissertação) Mestrado em Língua e Cultura. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.