Aplicativo crianceiras: da ordem e controle do dispositivo jogo à submissão do jogador-leitor

Autores

  • Suelio Geraldo Pereira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p270-282

Palavras-chave:

Aplicativo Crianceiras. Jogo. Dispositivo. Leitor. Leitura.

Resumo

Este trabalho pretendeu analisar o controle e a ordenação posta pelo Crianceiras, um aplicativo literário no qual o jogador, sendo igualmente um leitor, tem suas ações e interações delimitadas pelas possibilidades do dispositivo jogo. Transcorremos, então, as ideias de limite, ordenação suscitada pelo jogo e as de manipulação, controle inclusa na noção de dispositivo. Outro ponto que também levantamos nessa nossa leitura foi a do leitor, ou melhor, do “jogador-leitor”, aquele que tem uma leitura permissível apenas após submeter-se às dinâmicas do aplicativo literário. Balizando este nosso trabalho, como aportes teóricas, usufruímos das observações do historiador Huizinga (2019) e do filósofo italiano Agamben (2005, 2009, 2017) sobre jogo e dispositivo, além dos estudos críticos referente a leitura em aplicativos literários de Kirchof (2020), Almeida e Segabinazi (2019, 2020). Todavia, a nossa intenção não foi reprovar ou proibir o uso do Crianceiras, muito menos emitir um juízo de valor estético e de qualidades literárias, mas, demonstrar como o sujeito, o “jogador-leitor”, e suas ações, a de jogar e ler, são perpassadas pela ordenação, controle, manipulação, regra, possibilidade, limites...

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Biografia do Autor

Suelio Geraldo Pereira, PUC Minas

Docência. Letras e literatura.

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Publicado

18-11-2022

Como Citar

PEREIRA, Suelio Geraldo. Aplicativo crianceiras: da ordem e controle do dispositivo jogo à submissão do jogador-leitor. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 270–282, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p270-282. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/28062. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Atores, produtos e processos nas leituras, desleituras, releituras literárias