v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras

					Visualizar v. 26 n. 56 (2022): Leituras, releituras e desleituras

Org.:

Profa. Dra. Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (PUC Minas)
Profa. Dra. Jane Quintilino Guimarães Silva (PUC Minas)
Profa. Dra. Juliana Cristina Salvadori (UNEB)
Profa. Dra. Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (PUC Minas)

Publicado: 18-11-2022

Editorial

Dossiê temático: Leituras, releituras e desleituras

  • A leitura como relação

    Roselaine de Lima Cordeiro, Valdir Prigol
    17-28
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p17-28
  • Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social

    Maria Aparecida Silva Ribeiro
    29-42
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42
  • Conceitos em leitura: contribuições das ciências cognitivas e dos estudos em letramentos

    Débora Ventura Klayn Nascimento
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p43-54
  • Novos protocolos de leitura: o contexto digital dos clubes de assinatura de livros

    Susana Azevedo Reis, Christina Ferraz Musse
    55-70
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p55-70
  • A organização textual do gênero acadêmico Squib na área de linguística

    Flaviane Faria Carvalho, Raquel Sacramento
    71-87
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p71-87
  • Do caos interior ao anticaos objetivo: a poesia de João Cabral de Melo Neto em Pedra do Sono e Os três mal-amados

    Bruno Henrique Alvarenga Souza
    88-101
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p88-101
  • Reading, Writing, Living, and Feeling: an Interview With Olivia Dresher on the Literary Fragment an Interview With Olivia Dresher on the Literary Fragment

    Geraldo Cáffaro, Leonardo Correa, Henrique de Oliveira Lee
    102-112
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p102-112

Cenas de Leituras, desleituras, releituras literárias

  • Cenas de leitura em Infância, de Graciliano Ramos

    Chirley Domingues, Leandro de Bona
    114-124
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p114-124
  • A leitura de fragmentos de Eduardo Galeano: possibilidades interdisciplinares em sala de aula

    Matheus da Costa-Tatsch, Rosane Maria Cardoso
    125-134
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p125-134
  • De carbono, raiz e minério: a intempestividade Tarso de Melo

    Aroldo Garcia dos Anjos, Daiane Neumann
    135-144
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p135-144
  • Do cômico ao trágico em três páginas: O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna

    Diego Gomes do Valle
    145-154
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p145-154
  • Subversão à tradição da literatura de cordel: um olhar para o protagonismo negro feminino nos cordéis de Jarid Arraes

    Rayssa Duarte Marques Cabral, Lisiane Oliveira e Lima Luiz, Gisele Meire Tita Nazário da Silva
    155-167
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p155-167
  • De carona com o Grivo: por uma metodologia de leitura lúdica para "Cara-de-Bronze"

    David Lopes da Silva
    168-183
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p168-183
  • Lorde, de João Gilberto Noll: imaginário e identidade

    Milene Gayer Goulart
    184-196
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p184-196
  • A crise de representação na narrativa jamesiana, A outra volta do parafuso (1898), e a sua reescrita em Os outros (2001)

    Matheus Lima da Silva, Ramiro Giroldo
    197-209
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p197-209
  • Um escrever-ler em continuum: políticas de afeto no (des)lembrar de Ondjaki

    Roberta Guimarães Franco
    210-220
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p210-220
  • Uma leitura decolonial dos sentidos da violência em Robinson Crusoé

    Carlos Magno Gomes, Tiago Barbosa da Silva
    221-232
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p221-232
  • A ex-cêntrica negritude do Pequeno Príncipe Preto (2020): considerações sobre a influência pós-moderna em narrativas descentralizadas

    Natacha dos Santos Esteves, Wilma dos Santos Coqueiro
    233-243
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p233-243

Atores, produtos e processos nas leituras, desleituras, releituras literárias

  • A edição de glossários em obras literárias nas variantes brasileira e europeia da língua portuguesa

    Tagiane Mai
    245-255
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p245-255
  • Audiolivros: desafios de produção, voz do narrador e público-leitor

    Denise Schittine
    256-269
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p256-269
  • Aplicativo crianceiras: da ordem e controle do dispositivo jogo à submissão do jogador-leitor

    Suelio Geraldo Pereira
    270-282
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p270-282
  • Da carta ao livro: a autobiografia precoce de Patrícia Galvão

    Letícia Nunes de Moraes
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p283-298
  • A influência da tecnologia e da música na construção narrativa e nos processos de leitura de A Visit From the Goon Squad, de Jennifer Egan

    Anna Carolina de Almeida e Silva, Vinícius Carvalho Pereira
    299-312
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p299-312
  • A recepção de Clarice Lispector: da crítica à história literária e as mudanças de abordagens

    Fabrício Lemos da Costa
    313-327
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p313-327

Seção Livre

  • Metaficção Historiográfica em Desmundo, de Ana Miranda

    Gislaine da Silva Feitosa, Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade
    329-342
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p329-342
  • Imani – “Uma sombra sem corpo”, em As Areias do Imperador

    José Paulo Cruz Pereira
    343-359
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p343-359
  • O quefazer do revisor: prelúdio para uma polêmica linguístico-filosófica

    Thiago Souza Pimentel
    360-371
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p360-371
  • Les démarches et les interventions enseignantes au service du développement des compétences rédactionnelles des apprenants en classe de FLE

    Souad Benabbes
    372-381
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p372-381

Entrevistas

  • Entrevista com o Prof. Dr. Nabil Araújo

    Juliana Cristina Salvadori
    383-386
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p383-386
  • Entrevista com Prof. João Wanderley Geraldi

    Jane Quintiliano Guimarães Silva
    387-391
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p387-391

Resenhas