A historicidade dos sentidos na fala da Secretária Estadual de Educação e o funcionamento da memória discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p126-155

Palavras-chave:

Memória, Discurso, Sujeito, Educação

Resumo

Neste artigo procuramos revisitar, na perspectiva teórico-metodológica da Análise Materialista do Discurso, enunciados proferidos pela Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul na live “Orientações sobre o encerramento do ano letivo 2022”, compreender a realização do discurso desde sua filiação a redes de memória bem como o funcionamento da memória discursiva a partir do recorte de duas sequências discursivas (SD), identificando a Formação Discursiva (FD) em que as SD estão inscritas e por quais outras FD são atravessadas. Entendemos que o sujeito se constitui pela memória e pelo esquecimento, inscrevendo-se em certa filiação de sentidos, e a memória é reconstruída na enunciação, retornando nos sentidos produzidos pelos sintagmas “educação integral” e “coisa” em determinadas condições de produção. Destacamos, desde o trabalho analítico-discursivo realizado, que a Secretária, assujeitada ideologicamente, está determinada pela Formação Discursiva Pedagógico-Administrativa e parece ter assimilado diretrizes de organização da educação coerentes com o modo de produção capitalista neoliberal. Contudo, a FDPA está em relação com outras FD, reverberando o que foi dito antes, incorporando, mas também mudando o seu sentido uma vez que a memória tanto permite repetição quanto deslocamento de sentidos. Raquel, ao afirmar algo, provavelmente deixa de dizer algo e sentidos são silenciados – o que aponta para uma disputa pelos sentidos acerca da Educação entre um modo que compreende a escola como sendo a de tempo livre para aprender e outro modo que vê na escola a instância de treinamento do estudante para inseri-lo de maneira adaptada às exigências do trabalho.

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Biografia do Autor

Doris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação. Professora Associada IV.

Ildo Ronan Vilarinho Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Mestrando em Educação. Docente e Diretor em Escola da Educação Básica.

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

FISS, Doris Maria Luzzardi; VILARINHO JÚNIOR, Ildo Ronan. A historicidade dos sentidos na fala da Secretária Estadual de Educação e o funcionamento da memória discursiva. Scripta, Belo Horizonte, v. 28, n. 63, p. 126–155, 2024. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p126-155. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/32909. Acesso em: 20 ago. 2025.