Ensaio sobre deslocamentos produzidos pela passagem do “gesto de leitura” à elaboração de um instrumento linguístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p47-67

Palavras-chave:

Instrumentos linguísticos, Vocabulário, Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, História da Palavra

Resumo

Este texto apresenta reflexões, de cunho ensaístico, num esforço de retomada dos trabalhos de análise produzidos nos últimos 10 anos tendo como objeto de estudo diferentes “instrumentos linguísticos” (Auroux, 1992), estabelecendo relações com um trabalho recente de elaboração coletiva de um “Vocabulário” temático, produzido durante o período pandêmico, especialmente entre março de 2021 e maio de 2023. Trata-se da elaboração do Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus que envolveu 26 pesquisadores, filiados a 10 IES brasileiras, e que está publicado no site da UFSM, junto ao Observatório de Informações em Saúde, possibilitando a visibilidade do trabalho de linguistas e analistas de discurso no lugar institucional, tradicionalmente, ocupado por pesquisadores de outras áreas. Os princípios teóricos e metodológicos da Análise de Discurso em suas relações com a História das Ideias Linguísticas nortearam nossas pesquisas e viabilizaram a elaboração de 80 verbetes, via “autoria compartilhada” (Biazus, 2019), o que já pode ser conferido também em publicação de livro impresso com o mesmo título, pela Editora Pedro & João (com financiamento do Edital Universal – CNPq). A reflexão que propomos toca de perto os processos de produção de sentidos sobre as palavras e sobre as práticas sociais em um tempo vivido, sofrido e experimentados, indo além de nossas leituras e análises sobre os “instrumentos linguísticos” disponíveis e propondo “sugestões de definição” (Dotoli, 2012) com a produção de um “artefato de leitura” (Winner, 2017) que contribui com a compreensão dos efeitos de sentidos produzidos por sujeitos em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos.

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Biografia do Autor

Verli Petri, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras. Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas e docente permanente do Programa da Pós-Graduação em Letras da UFSM. Pesquisadora do Centro de Documentação e Memória da UFSM, em Silveira Martins; coordenadora do Grupo de Estudos Pallind e do Laboratório Corpus. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Obras analisadas

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

PETRI, Verli. Ensaio sobre deslocamentos produzidos pela passagem do “gesto de leitura” à elaboração de um instrumento linguístico. Scripta, Belo Horizonte, v. 28, n. 63, p. 47–67, 2024. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2024v28n63p47-67. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/33238. Acesso em: 20 ago. 2025.

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