Byron e os românticos brasileiros
Palavras-chave:
Byron, Poesia romântica brasileira, Álvares de Azevedo, Romantismo e temas sociais,Resumo
Analisando os laços intertextuais entre a poesia de Byron e a dos românticos brasileiros, o texto destaca a criação de Álvares de Azevedo, cuja dualidade temática e estilística revela nele o mais byrônico de nossos poetas. Por outro lado, o artigo enfatiza os contrastes entre a obra do autor britânico e a poesia nacional em seus aspectos libertários e sociais.
Downloads
Referências
ABREU, Casimiro José Marques de. “Minha alma é triste”. Primaveras. SOUSA DA SILVEIRA (Org.). Poesia. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1958, p. 68-71.
ABREU, Casimiro José Marques de. “No leito”. Disponível em . Acesso em 06 jan 2011.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. ”Saudades”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade ( Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 52-53.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio.”Lembrança de Morrer”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 56-58.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio.”Ideias Íntimas”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 58-70.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. Noite na Taverna. São Paulo: Editora Núcleo, 1996.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio.“Vagabundo”. Spleen e Charutos, III. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 72-74.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio.“Terza Rima”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 77.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “12 de Setembro”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 90-96.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “Meu Sonho”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p.84-85.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “12 de Setembro”. Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984. P. 90-96.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “É Ela!” É Ela!”É Ela!” É Ela!”É Ela!” Lira dos Vinte Anos. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 76-77.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “Soneto da Mãe”. Disponível em:
<http://www.elsonfroes.com.br/sonetario/azevedo.htm>. Acesso em: 10 jul. 2009.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. ”Evangelho nas Selvas”. (Fragmentos). Poesia. NEGRÃO, Maria da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p.83-89.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “Pedro Ivo”. Poesias Diversas. Poesia. NEGRÃO, Maria José da José Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 104-109.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. “Poema do Frade”. Poesias Diversas. Poesia. NEGRÃO, Maria José da Trindade (Org.). Rio de Janeiro: Agir, 1984.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. Macário, Noites na taverna e Poemas malditos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
ALVES, Cilene. O belo e o disforme: Álvares de Azevedo e a Ironia Romântica. Deeps, 1998.
ANDRADE, Mário de. “Amor e Medo”. Aspectos da literatura brasileira, São Paulo, Livraria Martins Fontes Editora, s/d, p. 199-229.
ARNOLD, Matthew. Stanzas from the Grande Chartreuse (1855) I.133. The Oxford dictionary of quotations, PARTINGTON, Angela (ed), revised fourth edition. Oxford, New York: Oxford University Press, 1996, p. 28, 21.
BARBOZA, Onédia Célia de Carvalho. Byron no Brasil: Traduções. Ática, 1975.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix Ltda. 3.ed., 1985.
BYRON, George Gordon, Lord. Don Juan. Leslie A. Marchand (ed) Boston: Riverside Editions, 1958.
BYRON, George Gordon, Lord. Beppo: a Venetian story. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.1, p. 369-393.
BYRON, George Gordon, Lord. Beppo: uma história veneziana. Tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira Ltda, 1989.
BYRON, George Gordon, Lord. The vision of judgment. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.1, p.463-490.
BYRON, George Gordon, Lord. Childe Harold´s pilgrimage. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.2, p. 1-146.
BYRON, George Gordon, Lord. Manfred. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.2, p. 303-345.
BYRON, George Gordon, Lord. The bride of Abydos. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.2, p.185-218.
BYRON, George Gordon, Lord. Mazeppa. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.1, p. 395-417.
BYRON, George Gordon, Lord. Cain. London: M. M. Dent & Sons Ltda. s/d.
BYRON, George Gordon, Lord. The siege of Corinth. London: M. M. Dent & Sons Ltd., 1948, v.1, p. 303-330.
BYRON, George Gordon, Lord. Stanzas to the Po. Disponível em <http://www.online-literature.com/byron/701>. Acesso em: 16 jul. 2009.
BYRON, George Gordon, Lord. Prometheus. Disponível em <http://www.poetry-archive.com/b/prometheus.html>. Acesso em: 17 jul. 2009.
CANDIDO, Antônio. Literatura Comparada. Revista brasileira de literatura comparada. São Paulo, n.2, maio de 1994, p. 211-214.
CASTRO ALVES, Antônio de. Uma página da escola realista. Espumas flutuantes. Antologia poética. GOMES, Eugênio (Org). Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Companhia José Aguilar Editora, 1971, p. 133.
CASTRO ALVES, Antônio de. “O derradeiro amor de Byron”. Os escravos. Antologia poética GOMES, Eugênio (Org). Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Companhia José Aguilar Editora, 1971,p. 210.
CASTRO ALVES, Antônio de. “A volta da primavera”. Espumas flutuantes. Antologia poética. GOMES, Eugênio (Org). Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Companhia José Aguilar Editora, 1971, p. 85.
CASTRO ALVES, Antônio de. ”Pedro Ivo”. Espumas flutuantes. Antologiapoética. GOMES, Eugênio (Org). Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Companhia José Aguilar Editora, 1971, p. 87-93.
CASTRO ALVES, Antônio de. ”Dedicatória”. Espumas flutuantes. Antologiapoética. GOMES, Eugênio (Org). Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Companhia José Aguilar Editora, 1971, p. 67.
CASTRO ALVES, Antônio de. “O fantasma e a canção”. Espumas flutuantes. Antologia poética. GOMES, Eugênio (Org). Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Companhia José Aguilar Editora, 1971, p. 76-78.
CASTRO ALVES, Antônio de. “A Manuel Pinheiro”. Disponível em , Acesso em 06 jan 2011.
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. “Arquétipo”. Noturnas. Poesia. Disponível em:<http://www.casadobruxo.com.br/poesia/f/fagundes02.htm>.
Acesso em 06 jan 2011.
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. “Tristeza”. Disponível em: . Acesso em 06 jan 2011.
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. “O Mar”. Disponível em . Acesso em|: 06 jan. 2011.
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. ”O Exilado”. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2011.
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. ”Tristeza”. Vozes da América. Poesia. CAVALHEIRO, Edgar. (Org). Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1961, p. 34-38.
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. ”Noturno”. Cantos meridionais. Poesia. CAVALHEIRO, Edgar. (Org). Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1961, p.66-68).
FAGUNDES VARELA, Luis Nicolau Fagundes. ”Elegia”. Poesias avulsas. Poesia. CAVALHEIRO, Edgar. (Org). Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1961, p. 93-96.
GONÇALVES DIAS, Antônio. “A tarde”. Poesia. Manuel Bandeira (Org). Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1983, p. 12-17.
JUNQUEIRA FREIRE, Luis José. “Prólogo”. Inspirações do claustro. Obras Poéticas. São Paulo: Edições Cultura, 1943, p. 11-20.
JUNQUEIRA FREIRE, Luis José. ”Meditação”. Inspirações do claustro. Obras Poéticas. São Paulo: Edições Cultura, 1943, p. 33.
JUNQUEIRA FREIRE, Luis José. ”Morte”. Inspirações do claustro. Obras Poéticas. São Paulo: Edições Cultura, 1943, p. 102-105.
JUNQUEIRA FREIRE, Luis José. “O Monge”. Inspirações do claustro. Obras Poéticas.. São Paulo: Edições Cultura, 1943, p. 132-149.
JUNQUEIRA FREIRE, Luis José. ”Autobiografia”. Disponível em . Acesso em: 06 jan. 2011.
NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira: Da carta de Pero Vaz de Caminha à contemporaneidade. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Copesul, Telos, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".