Pós-modernismo e pós-colonialismo: questionamentos e interpretações

Auteurs-es

  • Maria Helena Sansão Fontes

Mots-clés :

Pepetela, Pós-modernismo, Pós-colonialismo, Metaficção historiográfica, Angola.

Résumé

Levando-se em conta as guerras de libertação africanas e as contradições inerentes ao processo de dominação cultural e de descolonização, este trabalho visa a uma reflexão em torno da possibilidade de uma vivência do pós-modernismo na obra do escritor angolano Pepetela. A metaficção historiográfica, viés constante na obra de alguns escritores pós-modernistas, também está presente na maioria dos romances de Pepetela, entre os quais se destacam Mayombe, A geração da utopia, O desejo de Kianda e O planalto e a estepe. Ressalta-se que Pepetela, como ex-guerrilheiro e militante no processo de independência de Angola, revela sua experiência de ativista por meio de uma escrita que ficcionalmente indaga sobre todo o processo histórico, utilizando-se das marcas da metaficção historiográfica que seriam a autorreflexividade, o subjetivismo e a transcendência da história.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENJAMIN, Walter. Crise do romance. In: Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRUNEL, Pierre. Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

DUTRA, Robson. Pepetela e a elipse do herói. Luanda: União dos Editores Angolanos, 2009.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LARANJEIRA, Pires. Ensaios afro-literários. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2002.

MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2003, p. 43-72.

MATA, Inocência. Laços de memória e outros ensaios sobre literatura angolana. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2006.

PADILHA, Laura C. Novos pactos, outras ficções. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2002.

PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

PEPETELA. Mayombe. Lisboa: Dom Quixote, 2009.

PEPETELA. O desejo de Kianda. Lisboa: Dom Quixote, 2008b.

PEPETELA. O planalto e a estepe. Lisboa: Dom Quixote, 2009b.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SECCO, Carmen Lucia Tindó. A magia das letras africanas. Rio de Janeiro: Barroso Produções Editoriais e ABE Graph Editora, 2003.

SECCO, Carmen L. T. A alegoria da Kianda e o olhar melancolérico de Pepetela. In: ACTAS do V Congresso de Lusitanistas. Oxford: Universidade de Oxford; Coimbra: Universidade de Coimbra, 1998, p. 1437-1443.

Téléchargements

Publié-e

2010-12-10

Comment citer

HELENA SANSÃO FONTES, Maria. Pós-modernismo e pós-colonialismo: questionamentos e interpretações. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, p. 37–52, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/4326. Acesso em: 20 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: África - dinâmicas culturais e literárias