Pós-modernismo e pós-colonialismo: questionamentos e interpretações
Keywords:
Pepetela, Pós-modernismo, Pós-colonialismo, Metaficção historiográfica, Angola.Abstract
Levando-se em conta as guerras de libertação africanas e as contradições inerentes ao processo de dominação cultural e de descolonização, este trabalho visa a uma reflexão em torno da possibilidade de uma vivência do pós-modernismo na obra do escritor angolano Pepetela. A metaficção historiográfica, viés constante na obra de alguns escritores pós-modernistas, também está presente na maioria dos romances de Pepetela, entre os quais se destacam Mayombe, A geração da utopia, O desejo de Kianda e O planalto e a estepe. Ressalta-se que Pepetela, como ex-guerrilheiro e militante no processo de independência de Angola, revela sua experiência de ativista por meio de uma escrita que ficcionalmente indaga sobre todo o processo histórico, utilizando-se das marcas da metaficção historiográfica que seriam a autorreflexividade, o subjetivismo e a transcendência da história.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Crise do romance. In: Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUNEL, Pierre. Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
DUTRA, Robson. Pepetela e a elipse do herói. Luanda: União dos Editores Angolanos, 2009.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LARANJEIRA, Pires. Ensaios afro-literários. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2002.
MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2003, p. 43-72.
MATA, Inocência. Laços de memória e outros ensaios sobre literatura angolana. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2006.
PADILHA, Laura C. Novos pactos, outras ficções. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2002.
PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
PEPETELA. Mayombe. Lisboa: Dom Quixote, 2009.
PEPETELA. O desejo de Kianda. Lisboa: Dom Quixote, 2008b.
PEPETELA. O planalto e a estepe. Lisboa: Dom Quixote, 2009b.
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SECCO, Carmen Lucia Tindó. A magia das letras africanas. Rio de Janeiro: Barroso Produções Editoriais e ABE Graph Editora, 2003.
SECCO, Carmen L. T. A alegoria da Kianda e o olhar melancolérico de Pepetela. In: ACTAS do V Congresso de Lusitanistas. Oxford: Universidade de Oxford; Coimbra: Universidade de Coimbra, 1998, p. 1437-1443.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.