Ritos genéticos no mercado editorial
Palavras-chave:
Revisão de textos, Autoria, Práticas editoriais.Resumo
Neste artigo discuto a construção da autoria, tendo em vista o processo da produção escrita até a publicação do texto. Observase nas práticas atuais do mercado editorial, nas suas formas de tratamento dos textos destinados à publicação, aspectos discursivos da constituição da autoria que permitem apontar num texto as marcas do trabalho de um autor. Para tanto, valho-me dos desdobramentos da Análise do Discurso que consideram a língua constitutivamente opaca e polissêmica, os sujeitos como clivados e as conjunturas sociais de interlocução marcadas por lugares sociais definidos na sobreposição de temporalidades e funções de que se faz a história. Essa análise do discurso vê nos textos, ou melhor, nas práticas de textualização, as marcas da heterogeneidade e da alteridade constitutivas de todos os dizeres.
Downloads
Referências
BORGES, Jorge Luis. (1978). Cinco visões pessoais. Trad.: Maria Rosinda Ramos da Silva. Brasília: UnB, 2002.
BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações. Brasília, 2002.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Brasília: MTE. Disponível em: <http://www.mte.gov.br> Acesso em: mai. 2009.
GRESILLON, Almuth. Alguns pontos sobre a História da Crítica Genética. In: Estudos Avançados, vol. 5, n. 11.São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, p. 7-18, jan./abr. 1991.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Sobre o valor e o desvalor da obra de arte. In: Estudos Avançados, vol. 13, n. 37. Dossiê Memória. São Paulo, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, p. 251-260, dez. 1999.
LANGAGES, n. 164re. Dossier La révision de texte. Méthodes, outils et processus. Paris: Centre Nationale du Livre, dez. 2006.
SHAH, Idries. Magia Oriental. Rio de Janeiro: Editora 3, 1973. (Biblioteca Planeta).
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Trad.: Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.
SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. Multiculturalismo e direitos coletivos. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. (Coleção Reinventar a emancipação social: para novos manifestos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".