Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna

Autores

  • Norma Seltzer Goldstein

Palavras-chave:

Gêneros e ensino de gramática, Recursos gramaticais e efeitos de sentido, Formas verbais e gêneros do discurso.

Resumo

Quando o processo escolar de ensino de língua materna baseia-se no trabalho com os gêneros do discurso – levando em conta as condições de produção –, além da leitura e da escrita, também a gramática tem muito a ganhar. A escolha do que se vai dizer, para quem, com qual finalidade, passa pelo questionamento sobre “como fazê-lo”. Resulta daí a busca de recursos gramaticais a serem empregados em função das intenções do enunciador e dos efeitos de sentido que ele deseja produzir no texto. Dessa forma, o ensino da gramática resulta operacional e permite que seja compreendido seu papel na formação de leitores e redatores competentes, levando os alunos a pesquisar e a refletir sobre os usos da língua. Comentam-se aqui algumas atividades desse tipo, inspiradas em aplicações realizadas nos três níveis de ensino – fundamental, médio e superior –, relacionadas ao uso das formas verbais.



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Publicado

27-07-2009

Como Citar

SELTZER GOLDSTEIN, Norma. Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 95–110, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/4397. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário