Simulação e/ou dissimulação: reflexão sobre a estética em Memórias póstumas de Brás Cubas e As visitas do Dr. Valdez
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p119Palavras-chave:
Literatura afro-brasileira, Subalternidade, Estética da dissimulação.Resumo
O objetivo deste artigo é trabalhar com o conceito de Estética da dissimulação abordando-o teoricamente e de maneira prática. Pragmaticamente, será feita uma análise de duas personagens: Prudêncio e Vicente. A primeira personagem está presente no livro Memórias póstumas de Brás Cubas e a segunda é uma das protagonistas do romance As visitas do Dr. Valdez. A pesquisa deste conceito parte de uma provocação proveniente da leitura do ensaio Pode o subalterno falar?, de Gayagri C. Spivak e alcança, como base para a formulação de uma possível resposta, o livro A cena em sombras, de Leda Maria Martins.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
COELHO, João Paulo Borges. As visitas do Dr. Valdez. Lisboa: Caminho, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad. Postdata. Vuelta a El laberinto de la soledad. México. Fondo de Cultura Económica, 2000.
REYES, Alfonso. Obra completa. México: Fondo de Cultura Económica, 1959.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, André Pereira e Marcos Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".