Simulação e/ou dissimulação: reflexão sobre a estética em Memórias póstumas de Brás Cubas e As visitas do Dr. Valdez
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p119Keywords:
Literatura afro-brasileira, Subalternidade, Estética da dissimulação.Abstract
O objetivo deste artigo é trabalhar com o conceito de Estética da dissimulação abordando-o teoricamente e de maneira prática. Pragmaticamente, será feita uma análise de duas personagens: Prudêncio e Vicente. A primeira personagem está presente no livro Memórias póstumas de Brás Cubas e a segunda é uma das protagonistas do romance As visitas do Dr. Valdez. A pesquisa deste conceito parte de uma provocação proveniente da leitura do ensaio Pode o subalterno falar?, de Gayagri C. Spivak e alcança, como base para a formulação de uma possível resposta, o livro A cena em sombras, de Leda Maria Martins.
Downloads
References
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
COELHO, João Paulo Borges. As visitas do Dr. Valdez. Lisboa: Caminho, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad. Postdata. Vuelta a El laberinto de la soledad. México. Fondo de Cultura Económica, 2000.
REYES, Alfonso. Obra completa. México: Fondo de Cultura Económica, 1959.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, André Pereira e Marcos Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.