Becos da memória e do esquecimento
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2014v18n35p67Mots-clés :
Conceição Evaristo, Becos da memória, Identidade em construção.Résumé
O principal foco deste artigo é verificar como a cultura das personagens afro-brasileiras é encenada na obra Becos da memória (2006) e que novas identidades surgem a partir da fragmentação do sujeito. Trabalhando com a ideia de que a identidade não permanece intacta, já que sofre um processo de hibridização, o estudo procura mostrar os cruzamentos e os deslocamentos que estão na base da constituição da identidade negra dos personagens do romance. Corrobora, nesse sentido, a ideia de que as identidades estão sempre em processo, sempre sendo formadas, já que a identidade do sujeito, constantemente perturbada pela diferença, é aberta, contraditória, inacabada e fragmentada. Por isso, independente da origem, não há uma superior à outra.
Téléchargements
Références
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
BERND, Zilá. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. Porto Alegre: Ed. Da Universidade/UFRGS, 1992.
DELEUZE, Giles et GUATARRI, Félix. A literatura menor. In: Kafka, por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castagnon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
FONSECA, Maria Nazareth; FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna (org.). Poé-ticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Editora PUC Minas/Mazza Edições, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
PROENÇA FILHO, Domício. “A trajetória do negro na literatura brasileira”. Revista Estudos Avançados. São Paulo, v. 18, n. 50, p.161-193, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.