Becos da memória e do esquecimento
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2014v18n35p67Palabras clave:
Conceição Evaristo, Becos da memória, Identidade em construção.Resumen
O principal foco deste artigo é verificar como a cultura das personagens afro-brasileiras é encenada na obra Becos da memória (2006) e que novas identidades surgem a partir da fragmentação do sujeito. Trabalhando com a ideia de que a identidade não permanece intacta, já que sofre um processo de hibridização, o estudo procura mostrar os cruzamentos e os deslocamentos que estão na base da constituição da identidade negra dos personagens do romance. Corrobora, nesse sentido, a ideia de que as identidades estão sempre em processo, sempre sendo formadas, já que a identidade do sujeito, constantemente perturbada pela diferença, é aberta, contraditória, inacabada e fragmentada. Por isso, independente da origem, não há uma superior à outra.
Descargas
Citas
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
BERND, Zilá. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. Porto Alegre: Ed. Da Universidade/UFRGS, 1992.
DELEUZE, Giles et GUATARRI, Félix. A literatura menor. In: Kafka, por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castagnon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
FONSECA, Maria Nazareth; FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna (org.). Poé-ticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Editora PUC Minas/Mazza Edições, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
PROENÇA FILHO, Domício. “A trajetória do negro na literatura brasileira”. Revista Estudos Avançados. São Paulo, v. 18, n. 50, p.161-193, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.