Contribuição da interação social no ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o desempenho de alunos de um curso a distância de formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p263Palavras-chave:
Interação, Ambiente virtual, Avaliação,Resumo
Muito vem sendo feito visando responder à necessidade de formação continuada de professores para potencializar as práticas pedagógicas, por meio da mediação pedagógica com o uso dos recursos da Web 2.0, mas ainda pouco se sabe o peso que a interação que ocorre nos ambientes virtuais utilizados nesses cursos tem na avaliação dos estudantes. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar quanto à quantidade de interação social no fórum virtual de um curso a distância para docentes que atuam na gestão de tecnologias nas escolas contribuiu para seu desempenho e sua avaliação. A pesquisa investigou o caso do Curso “Ambiente Virtual de Aprendizagem no contexto da Aprendizagem e Avaliação”, oferecido entre 2011 e 2013, pela Secretaria Municipal de Educação para Coordenadores de Suporte Pedagógico de Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e teve a participação dos dois docentes mediadores e de vinte e nove professores cursistas. Verificou-se que a interação permeia positivamente todo o processo de aprendizagem, contribuindo para o desempenho dos cursistas e a produção coletiva e colaborativa. No entanto, são inconclusivas as ligações entre quantidade de interação e avaliação positiva, já que em uma turma estudada esta relação foi direta, mas em outra não, o que sugere a necessidade de mais estudos sobre essa questão.
Downloads
Referências
AZANHA, José Mário Pires. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf>.
Acesso em: 12 nov. 2013.
DOUGIAMAS, Martin; TAYLOR, Peter C. Interpretive analysis of an
internet‑based course constructed using a new courseware tool called Moodle. 2002. Disponível em: <http://dougiamas.com/writing/herdsa 2002/>. Acesso em:
set. 2013.
DOUGIAMAS, Martin; TAYLOR, Peter C. Moodle: Software open-source para a produção de cursos baseados na internet, 2001. Disponível em: <http://moodle.com/>. Acesso em: 11 set. 2013.
FERNANDEZ, Jany Baena. Contribuição da interação no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no desempenho de alunos de um curso de formação continuada de professores. Monografia do curso de Especialização em Gestão e Docência em EaD. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005. História do MOODLE. Disponível em: <http://docs.moodle.org/all/pt_br/Hist% C3%B3ria_do_Moodle>. Acesso em 14 ago. 2013.
KENSKI, Vani Moreira. Novos Processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. Cadernos Pedagogia Universitária, USP. Adaptado do capítulo 8 do livro “Tecnologias e ensino presencial e ensino a distância”, de Vani Moreira Kenski. São Paulo: Universidade de São Paulo – USP, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Processos de interação e comunicação mediados pelas tecnologias. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MOODLE (Sobre o). Disponível em: <http://docs.moodle.org/26/en/About_Moodle>. Acesso em: 14 ago. 2013.
NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
RABELLO, Elaine T.; PASSOS, José Silveira. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em:<http://www.slideshare.net/caiogrimberg/vygotsky-e-odesenvolvimento-humano>. Acesso em: 5 ago. 2013.
RONCARELLI, Dóris et al. EaD: uma ferramenta para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200743710PM.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013.
SALDANHA, Camila Teixeira; CRUZ, Dulce Marcia. Estratégias linguísticas interacionais em Fóruns de discussão na EaD: Uma análise linguística. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL – Intercom Sul, 13., 2012, Chapecó. Esportes na idade mídia: diversão, informação e educação. Chapecó: Uno Chapecó, 2012. p. 1-14, v. 1.
TOSTES, Simone Correia. Estratégias mediadoras no ambiente virtual. Revista brasileira de Linguística Aplicada (online), Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p.177-197, 2011. ISSN 1984-6398. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.phppid=S198463982011000100010&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso
em: 10 maio 2013.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org. de Michel Cole et al.; tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WIKIPÉDIA. Moodle. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle> Acesso em: 8 out. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".