v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional

					Visualizar v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional

Org.:

Jane Quintiliano Guimarães Silva

Juliana Alves Assis

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes

Publicado: 28-07-2015

Edição completa

Apresentação

Dossiê interação, formação e ação profissional

  • Agência social do professor: modos de interação e suas implicações nos processos de autoformação no local de trabalho

    Paula Baracat De Grande, Angela Kleiman
    29-56
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p29
  • L’interaction entre grammaire et texte: les défis didactiques d’une prescription innovante

    Ecaterina-Elena Bulea Bronckart
    57-74
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p57
  • Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade

    Maria de Fátima Ramos de Andrade, Ana Sílvia Moço Aparício
    75-104
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74
  • A ação mediada na perspectiva do interacionismo histórico-cultural como perspectiva didática no ensino da língua

    Renata Santos de Morales, Noeli Reck Maggi, Rebeca Martinez Américo
    105-116
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p105
  • Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno

    Fernanda de Castro Modl
    117-150
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117
  • Ensino da língua portuguesa no ensino médio a partir da pedagogia de projetos

    Sinval Martins de Sousa Filho, Maria de Fátima Furtado Baú
    151-172
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p151
  • Representações da ação profissional docente: (des)construções via processos de interação linguageiros na trajetória da formação

    Vanessa Bianchi Gatto, Marcia Cristina Corrêa
    173-200
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p173
  • Representações, valores e crenças em discursos de professores da educação básica e implicações na (form)ação docente

    Ev Angela Batista Rodrigues de Barros
    201-228
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p201
  • O interacionismo social de Vigotski e o constructo de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas

    Ana Lucia Cheloti Prochnow, Ana Nelcinda Garcia Vieira, Maria Tereza Nunes Marchesan
    229-240
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p229
  • Formação continuada para professores de língua portuguesa: interação na base de uma proposta cooperativa?

    Anderson Carnin, Ana Maria de Mattos Guimarães
    241-262
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p241
  • Contribuição da interação social no ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o desempenho de alunos de um curso a distância de formação continuada de professores

    Jany Baena Fernandez, Dulce Márcia Cruz
    263-284
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p263
  • Os benefícios interacionais do uso do discurso reportado direto por uma pessoa com afasia

    Mônika Miranda Oliveira
    285-306
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p285
  • Diante das limitações linguísticas de um paciente afásico: a interlocutora-terapeuta como conarradora

    Livia Miranda Oliveira, Layanne Ferreira dos Santos Carmo
    307-336
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p307
  • Considerações sobre a revisão profissional de textos acadêmico-científicos

    Renata Marques Gomide, Sérgio Roberto Gomide Filho
    337-356
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p337
  • Para além da normalização: aspectos discursivos das normas de padronização

    Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues
    357-368
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p357
  • Da interlocução à construção do ethos: a interação profissional entre autor e revisor de textos

    Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista
    369-386
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p369
  • Dialogicidade formal como possibilidade para a liberdade da palavra em práticas de justiça

    Ana Beatriz Ferreira Dias, Valdemir Miotello
    387-408
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p387
  • “Já era uma perseguição velada”: narrativas de discriminação homofóbica no contexto militar em perspectiva interacionista

    Flávia Huber Costa, Liana de Andrade Biar
    409-436
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p409
  • Hedonismo e consumo. O papel do especialista da área do vinho como mediador de experiências.

    Carla Teixeira
    437-468
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p437

Resenhas