Os benefícios interacionais do uso do discurso reportado direto por uma pessoa com afasia

Autores

  • Mônika Miranda Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p285

Palavras-chave:

Afasia, Linguística, Interação, Discurso reportado direto,

Resumo

Este estudo objetiva investigar os benefícios interacionais do uso do discurso reportado direto por uma pessoa com afasia, fundamentando-se em abordagens interacionais em linguística (Tannen, 1989; Schely-Newman, 2009) e afasia (Hengst et al., 2005; Wilkinson et. al, 2010). A análise dos dados de fala revela: construção de enunciados inteligíveis, turnos sem atraso e narrativas; inclusão da fala de personagens ausentes na interação; polidez; e gerenciamento da comunicação. Conclui-se que tais benefícios interacionais poderiam não ser alcançados sem o uso do discurso reportado direto devido às limitações impostas pela afasia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COUDRY, Maria Irma Hadler. Diário de Narciso: discurso e afasia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Original publicado em 1988.

GOLDSTEIN, Kurt. Language and Language Disturbances. New York: Grune and Stratton, 1948.

GUMPERZ, J. J. On Interactional sociolinguistic method. In: Sarangi & Robert, Talk, work and institutional order. Berlin, New York: Mouton Gruyter. (pp. 453-471), 1999.

HENGST, Julie A.; FRAME, Simone R.; NEUMAN-STRITZEL, Tiffany;

GANNAWAY, Rachel. Using Others’ Words: Conversational Use of Reported Speech by Individuals With Aphasia and Their Communication Partners. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 48, p. 137-156, Feb. 2005.

JACKSON, John Hughlings. Selected Writings of John Hughlings Jackson. James Taylor (Ed.). London: Hodder and Staughton, 1931.

LANINI, Aline Gruppi; OLIVEIRA, Mônika Miranda de; VIEIRA, Amitza Torres. A utilização da prosódia por uma pessoa com afasia como um recurso para lidar com o déficit linguístico. Gatilho, Juiz de Fora, UFJF, ano 5, v. 10, p. 1-21, jun., 2010.

MURDOCH, Bruce E. Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem – uma abordagem neuroanatômica e neurofisiológica. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

OLIVEIRA, Mônika Miranda de. O uso do discurso reportado direto por uma pessoa com afasia: um estudo à luz da interface entre as vertentes linguísticas cognitiva e interacional. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

OLIVEIRA, Livia Miranda de; OLIVEIRA, Mônika Miranda de. O uso do discurso reportado direto por uma pessoa com afasia na construção de uma narrativa. Revista CEFAC, v. 16, n. 1, p. 131-146, jan./fev. 2014.

PENN, Claire. Compensation and language recovery in the chronic aphasic patient.In: Aphasiology, v. 1, p. 235-245, 1987.

SACKS, Harvey; SCHEGLOFF, Emanuel A.; JEFFERSON, Gail. A Simplest Systematics for the Organization of Turn-Taking for Conversation. Language, v. 50, n. 4, p. 696-735, Dec. 1974.

SCHELY-NEWMAN, Esther. Defining Success, Defending Failure: Functions of Reported Talk. Research on Language and Social Interaction, v. 42, n. 3, p. 191-209, 2009.

SCHIFFRIN, Deborah. Discourse markers. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

SCHIFFRIN, Deborah. Interactional Sociolinguistics. In: SCHIFFRIN, Deborah. Approaches to Discourse. Oxford: Blackwell publishers, 1994.

TANNEN, Deborah. “Oh talking voice that is so sweet”: constructing dialogue in conversation. In: TANNEN, Deborah. Talking voices. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

WILKINSON, Ray; BEEKE, Suzanne; MAXIM, Jane. Formulating Actions and Events With Limited Linguistic Resources: Enactment and Iconicity in Agrammatic Aphasic Talk. Research on Language & Social Interaction, v. 43, n. 1, p. 57-84, jun. 2010.

Downloads

Publicado

28-01-2016

Como Citar

OLIVEIRA, Mônika Miranda. Os benefícios interacionais do uso do discurso reportado direto por uma pessoa com afasia. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 285–306, 2016. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p285. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p285. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê interação, formação e ação profissional