Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade

Autores

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ana Sílvia Moço Aparício Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74

Palavras-chave:

Alfabetização semiótica, Processos comunicacionais, Escritas contemporâneas.

Resumo

O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica.

 

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Publicado

28-01-2016

Como Citar

RAMOS DE ANDRADE, Maria de Fátima; MOÇO APARÍCIO, Ana Sílvia. Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 75–104, 2016. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê interação, formação e ação profissional