Literatura moçambicana e oralidade: uma postura crítica e uma fundamentação teórica
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p97Keywords:
Tradição oral Literatura moçambicana, Saberes endógenos, Culturas acústicas.Abstract
Ao utilizar a expressão "tradição oral africana" fazemos referência direta a uma discussão de caráter teórico que mobiliza mais questões do que respostas. O presente artigo busca, a partir de alguns trabalhos recentes da antropologia e da arqueologia africana, fazer uma revisita teórica a alguns momentos da discussão acerca da existência de uma tradição africana e de uma oralidade africana, e, em seguida, discutir a aplicabilidade desses conceitos no interior da crítica literária moçambicana a partir de uma visada discrônica e histórica. O intuíto é obter subsídios para uma reflexão interdisciplinar de conceitos-chave para a compreensão dos diálogos interculturais que cercam a literatura moçambicana.Downloads
References
ANDRADE, Mário Pinto de. Origens do nacionalismo africano. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1997.
BAGODO, Obarè. Saberes endógenos e desafios da modernidade científica: reflexões de um arqueólogo. In: HOUNTOUNDJI, Paulin (Org.). O antigo e o moderno: a produção do saber na África contemporânea. Luanda: Edições Mulemba, 2012.
BASTO, Maria Benedita. A guerra das escritas: literatura, nação e teoria pós-colonial em Moçambique. Lisboa: Vendaval, 2006.
BOTOYIYÈ, Geoffroy. O que pode a escrita? In: HOUNTOUNDJI, Paulin (Org.). O antigo e o moderno: a produção do saber na África contemporânea. Luanda: Edições Mulemba, 2012.
CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
CABAÇO, José Luís. A questão da diferença na literatura moçambicana. In: Via Atlântica, São Paulo, n. 7, 2004.
CAHEN, Michel. Luta de emancipação anti-colonial ou movimento de libertação nacional? Processo histórico e discurso ideológico – o caso das colônias portuguesas e de Moçambique, em particular. Africana Studia, Porto, n. 8, 2005.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2013.
CÉSAIRE, Aimé. Cultura e colonização. In: SANCHES, Manuela Ribeiro (Org.). As malhas que os impérios tecem. Lisboa: Edições 70, 2011.
HAMPÂTÉ-BÂ, Amadou. A tradição viva. In: História geral da África, I: Metodologia e Pré-História da África (ed. Jospeh Ki-Zerbo). Brasília: UNESCO, 2010.
HOUNTONDJI, Paulin. Conhecimento de África, conhecimento de africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, São Paulo, n. 80, 2008.
KI-ZERBO, Joseph. Introdução geral. In: História geral da África, I: Metodologia e Pré-História da África. Brasília: UNESCO, 2010.
LOPES, José de Sousa Miguel. Cultura acústica e cultura letrada: o sinuoso percurso da literatura em Moçambique. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.
MALOA, Joaquim Miranda. O lugar do marxismo em Moçambique. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 122, jul. 2011.
MONDLANE, Eduardo. A estrutura social – mitos e fatos e Resistência – a procura de um movimento nacional. Trechos de Lutar por Moçambique (1995). In: SANCHES, Manuela Ribeiro (Org.). As malhas que os impérios tecem. Lisboa: Edições 70, 2011.
NAPOLITANO, Marcos. Arte e Revolução: entre o artesanato dos sonhos e a engenharia das almas (1917 – 1968). In: Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 8, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.