Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187Keywords:
Práticas de letramentos, Eventos de letramento, Educação a distância, Disciplina semipresencial, Gênero fórumAbstract
Assumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina.
Downloads
References
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies. London: Routledge,
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy, reification and the dynamics
of social interaction. In: BARTON, David; TUSTING, Karin (Ed.). Beyond
communities of practice: language, power and social context. Cambridge:
Cambridge University Press, 2005. p. 14-35
BERTOLIN, Júlio C. G; DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti. Instrumentos
para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, p. 131- 146, nov. 2010.
BEZERRA, Benedito Gomes. Usos da linguagem em fóruns de EaD. Revista Investigações, Recife, v. 24, n. 2, p. 11-33, jul. 2011
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BOYD, William E.; CULLEN, Murray. A response to apparently low levels
of numeracy and literacy amongst first year university environmental science students: a numeracy and literacy skills survey. International Research in
Geographical and Environmental Education, v. 7, n. 2, p. 106- 121, 1998.
HENDERSON, Robyn; HIRST, Elizabeth. Reframing academic literacy: reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. English Teaching: Practice and Critique, v. 6, n. 2, p. 25-38, 2006.
HORTON, William. Designing Web Based Training. New York: Wiley, 2000.
LEA, Mary. R.; STREET, Brian V. Student writing in higher education: an
academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157- 172, 1998. Disponível em: <https://goo.gl/WoZsgN.Pdf>. Acesso em: 7 jul. 2017.
LEA, Mary R.; STREET, Brian V. The “academic literacies” model: Theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. Disponível em: /goo.gl/s2fMEB.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2017.
LEE, William W.; OWENS, Diana L. Multimedia-based Instructional Design.
San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira. Letramentos acadêmicos: práticas
e eventos de letramento na educação a distância. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
LILLIS, Theresa M. Ethonography as Method, Methodology, and ‘Deep
Theorizing’: Closing the Gap Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v. 25, n. 3, p. 353-388, 2012. Disponível em: <http://wcx.sagepub.com/content/25/3/353.short>. Acesso em: 7 jul. 2017.
MAURER, Hermann. Necessary Ingredients of Integrated Network Based
Learning Environments. In: WORLD ICDE CONFERENCE, 18th. Proceedings... Pennsylvania: Pennsylvania State University, 1997
MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de; CASTRO, Paula Almeida de (Org). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83.
MORAN, José Manuel. As Possibilidades das Redes de Aprendizagem, [S. d.] Disponível em: <http://goo.gl/X1IDRp.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2017.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; RODRIGUES JÚNIOR, Adail
Sebastião. Fóruns on-line: intertextualidade e footing na construção do
conhecimento. In: MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato de (Org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. v. 1, p. 171-189.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Tradução de V. Fiqueira. Porto Alegre: Artmed, 2004
PRETI, Oreste. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e
mediatizada. In: Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT, 1996. p. 15-56.
PIMENTEL, Renato Lira. Gêneros textuais em fascículos digitais de EaD:
apropriação e trabalho pedagógico. In: SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4, Anais... Recife, 2012. Disponível em:
<http://goo.gl/6mhKWU>. Pdf. Acesso em: 7 jul. 2017.
SCAVAZZA, Carolina. Gêneros discursivos emergentes: o fórum na educação a distância. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2010
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge
University Press, 1984.
STREET, Brian V. Academic Literacies approaches to Genre? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, 2010. Disponível em:
<http://goo.gl/uPlCyx>. Acesso em: 7 jul. 2017.
STREET, Brian V. Literacy and Multimodality. STIS Lecture: Inter-Disciplinary Seminars Laboratório Semiotec, da FALE/UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Letras, 2012.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990
ZAVALA, Virgínia. Quem está dizendo isso?: letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, Cláudia Lemos; SITO, Luanda; DE
GRANDE, Paula Baracat (Org.). Letramentos: rupturas deslocamentos e
repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.