Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p277Keywords:
Escrita acadêmica, Representações sociais, Letras, Ensino superiorAbstract
Este trabalho objetiva descrever a representação de escrita acadêmica em cursos de licenciaturas em Letras à luz do fenômeno das representações sociais desenvolvido por Moscovici (2013) e colaboradores (JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa experiencial (MICCOLI, 2014) e da pesquisa exploratória (GIL, 1994). Em se tratando da coleta de dados, foi aplicado 1 (um) questionário e realizadas 3 (três) sessões reflexivas com grupos de graduandos de Cursos de Letras de 3 (três) instituições de nível superior localizadas no estado da Paraíba, Brasil. O corpus é constituído por um conjunto de depoimentos. Os resultados indicam que os saberes revelados por graduandos servem de fomento para a formulação da representação social de escrita acadêmica como objeto de ensino, apresentado pelos cursos e objeto de inserção nas práticas letradas requisitadas no ensino superior.Downloads
References
ADAM, Jean-Michel. Gêneros e sequências textuais. Paris: Nathan, 1992.
ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Elizabeth Maria da. Redação de Vestibular em questão: práticas, conceitos, discursos e efeitos retroativos. Campina Grande:Bagagem, 2010.
ASSIS, Juliana Alves. Representações sociais e letramento. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspective sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 63-88.
BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola, 2015.
BAZERMAN, Charles. Teoria da ação letrada. São Paulo: Parábola, 2015.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à
pesquisa quantitativa. São Paulo: Parábola. 2008.
BRONCKART, Jean-Paul. Introdução. In: BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 10-23.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às
concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
BRONCKART, Jean-Paulo. Quadro e questionamento epistemológicos. In:
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012. p. 21-67. Original publicado em 1999.
FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Org.). Textos em representações
sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 31-59.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
HEMAIS, Barbara; BIASI-RODRIGUES, Bernadete. A proposta sociorretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005
HOFFNAGEL, Judith Chambliss. Temas em antropologia e linguística. Recife:Bagaço, 2010.
LIBERALI, Fernanda Coelho; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; ROMERO,Tânia Regina de Souza. Autobiografia, diário e sessão reflexiva: atividades na formação crítico-reflexiva de professores. In: BARBARA, Leila; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (Org.). Reflexão e ações no ensino‑aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de letras, 2003. p. 103-129.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade.
In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria
Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 19-38.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade.
In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria
Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. p. 19-38.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e
compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2001.
MENEGASSI, Renilson José. Professor e escrita: a construção de comandos de produção de textos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 42, jul./ dez. 2003.
MENEGASSI, Renilson José; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. O aprender a ensinar a escrita no curso de letras. Atos de pesquisa em educação, PPGE/ME, FURB, v. 2, n. 2, maio/ago. 2007.
MICCOLI, Laura A. Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem:
uma abordagem em evolução. São Paulo: Pontes, 2014.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia
social. 10. ed. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 2013. p. 29-109. Original publicado em 1961.
MOTTA-ROTH, Desirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na
universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PY, Bernard. Introduction. In: CAVALLI, Marisa; COLETTA, D.; GAJO, Laurent; MATTHEY, M; SERRA, C. (Org.). Langues, bilinguisme et representations socials au Val d’Aoste. Aoste: Istituto Regionale di Ricerca Educativa, Documents, 2003. p. 15‑33.
ROTTAVA, Lúcia. Concepções de leitura e de escrita: um contraponto entre professores em formação de português, inglês e espanhol. In: ROTTAVA, Lúcia; LIMA, Marília dos Santos. Linguística aplicada: relacionando teoria e prática no ensino de línguas, Ijuí, Unijuí, p. 111-137, 2004.
SÁ, Celso Pereira de. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 19-45.
SILVA, Marcelo Clemente. Gêneros da Escrita Acadêmica: questões sobre
ensino e aprendizagem. In: REINALDO, Maria Augusta; MARCUSCHI, Beth; DIONISIO, Angela. Gêneros textuais: práticas de pesquisa e práticas de ensino. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 97-115.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipelementos e a construção de uma teoria tipológica geral de textos. In: FÁVERO, Leonor Lopes; BASTOS, Neusa M. de O. Barbosa; MARQUESI, Sueli Cristina (Org.). Língua Portuguesa pesquisa e ensino. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2002. v. 2, p. 97- 117.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.