A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p203Palavras-chave:
Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa.Resumo
Tradicionalmente, tem-se vinculado à produção de material didático o designer instrucional, embora essa não seja sua única função. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, exige uma medida sistemática de planejamento e implementação de novas estratégias didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem. Focamos neste artigo o ensino da língua portuguesa, especialmente o trabalho entre professor conteudista e designer instrucional, com a realização de um curso virtual sobre atualização em língua portuguesa para servidores de uma instituição pública de ensino superior. Descrevemos dois dos recursos utilizados pelo design instrucional, o mapa detalhado das atividades que foram realizadas e a matriz do DI, lembrando que ainda existe o storyboard, além da definição dos critérios de avaliação da aprendizagem, muito importantes para a consolidação do conhecimento do aluno. Todas as etapas de preparação de conteúdo têm o intuito de fornecer a uma equipe de educação a distância os aspectos, conteúdos, recursos e metodologia necessários para a implementação de um curso virtual. Quando se fala em aulas de Português, é costume direcionar o pensamento para as atividades de gramática normativa, somente. Isso é comum para a maioria dos participantes do curso, por terem saído da fase escolar há anos. Pensando nisso, houve a preocupação em elaborar o material didático atraente e interativo, para que eles pudessem com autonomia fazer o próprio caminho para o conhecimento, em casa ou nas horas vagas do trabalho.
Palavras-chave: Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa.
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