A atuação do designer instrucional na preparação de conteúdo para o ensino de português a distância
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p203Keywords:
Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa.Abstract
Tradicionalmente, tem-se vinculado à produção de material didático o designer instrucional, embora essa não seja sua única função. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, exige uma medida sistemática de planejamento e implementação de novas estratégias didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem. Focamos neste artigo o ensino da língua portuguesa, especialmente o trabalho entre professor conteudista e designer instrucional, com a realização de um curso virtual sobre atualização em língua portuguesa para servidores de uma instituição pública de ensino superior. Descrevemos dois dos recursos utilizados pelo design instrucional, o mapa detalhado das atividades que foram realizadas e a matriz do DI, lembrando que ainda existe o storyboard, além da definição dos critérios de avaliação da aprendizagem, muito importantes para a consolidação do conhecimento do aluno. Todas as etapas de preparação de conteúdo têm o intuito de fornecer a uma equipe de educação a distância os aspectos, conteúdos, recursos e metodologia necessários para a implementação de um curso virtual. Quando se fala em aulas de Português, é costume direcionar o pensamento para as atividades de gramática normativa, somente. Isso é comum para a maioria dos participantes do curso, por terem saído da fase escolar há anos. Pensando nisso, houve a preocupação em elaborar o material didático atraente e interativo, para que eles pudessem com autonomia fazer o próprio caminho para o conhecimento, em casa ou nas horas vagas do trabalho.
Palavras-chave: Design instrucional. Material didático. Educação a distância. Ensino de língua portuguesa.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o Enem 2009. Disponível em http://www.enem.inep.gov.br/pdf/Enem2009_matriz.pdf , acesso em 10/5/2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Semtec. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte II – Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
E-LEARNING BRASIL. Pesquisa do perfil das iniciativas de E-Learning no Brasil
/2007. São Paulo: E-learning Brasil, 2008.
ENAP. e-MAG – Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico: Módulo 1 – Introdução e Conceitos. Diretoria de Desenvolvimento Gerencial e Coordenação Geral de Educação a Distância. 2007.
FILATRO, Andréa. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FREITAS, Andrielly Andrade; LOYOLLA, Waldomiro; PRATES, Maurício. Linguagem e Arquitetura de Conteúdos em Educação a Distância mediada por computador. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto03.htm> Acesso em: 15 jun. 2010.
MIRANDA, Luísa; MORAIS, Carlos. Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa. In: Revista de Estilos de Aprendizaje. ISSN 1988-8996. 1:1. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2008.
PICONEZ, S. C. B. ; FILATRO, Andrea Cristina . Design Instrucional Contextualizado. In: Congresso ABED 2004, 2004, Salvador. Anais do 11º Congresso Internacional da ABED 2004. São Paulo : ABED 2004, 2004. v. 1. p. 01-08.
POSSOLLI, Gabriela Eyng ; CURY, Priscila de Quadros . Reflexões sobre a elaboração de Materiais Didáticos para a Educação a Distância no Brasil. In: EDUCERE: IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul-brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais do IX EDUCERE: Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul-brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba : Champagnat, 2009.
ROMISZOWSKI, Hermelina Pastor. Avaliação no Design Instrucional e a Qualidade da Educação a distância: qual a relação? – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, Fevereiro, 2004.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conteúdo Básico Comum (CBC): Língua Portuguesa - Ensinos Fundamental e Médio (Proposta Curricular). 2008.
UNIFAL-MG. Plano Anual de Capacitação. Alfenas: [Universidade Federal de Alfenas], 2010. 47 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.