v. 28 n. 64 (2024): Percursos teóricos-críticos e diferentes modos de leitura das literaturas africanas de língua portuguesa

					Visualizar v. 28 n. 64 (2024): Percursos teóricos-críticos e diferentes modos de leitura das literaturas africanas de língua portuguesa
Publicado: 04-01-2025

Edição completa

Editorial

  • Percursos teórico-críticos e diferentes modos de leitura das literaturas africanas de língua portuguesa

    Ana Mafalda Leite, Terezinha Taborda Moreira
    10-17
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p10-17

Literaturas do Índico

  • Um “bordado oculto”: O Islã na periodização literária africana

    Fernanda Bianca Gonçalves Gallo
    19-46
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p19-46
  • Paisagens crítico-marítimas desiguais: (Re)Orientando os estudos literários do Oceano Índico para o debate sobre literatura-mundial 


    Elena Brugioni
    47-84
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p47-84
  • Museu da Revolução, de João Paulo Borges Coelho: Outras Cartografias Críticas e Culturais

    Tarik Mateus de Almeida
    85-114
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p85-114

Tradição e Modernidade na Literatura: Mediações

  • Religiosidade na literatura moçambicana

    Teresa Manjate
    116-134
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p116-134
  • A poesia que media e resiste: uma análise de Sangue negro, de Noémia de Sousa

    Carlos Oliveira Kubernat, Newton de Castro Pontes, Edson Soares Martins
    135-163
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p135-163
  • Revista Msaho (1952) , dança, canto e poesia: registros de/sobre uma nova escritura para a lírica moçambicana

    Luciana Brandão Leal
    164-188
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p164-188
  • Configurações da modernidade em Terra sonâmbula, de Mia Couto

    Rayniere Felipe Alvarenga de Sousa, Maria Perla Araújo Morais
    189-218
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p189-218

Literatura e outras artes

  • A cinematografica híbrida de Kmêdeus: diálogos interartísticos entre dança, pintura, música, coreografia, literatura e cinema

    Carmen Tindó Secco
    220-244
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p220-244
  • Morna e coladeira: elos poéticos e musicais

    Sílvio Rodrigo de Moura Rocha
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p245-264

Estudos de Género em suas várias perspectivas

Estudos pós-coloniais

  • A Angola que o romance contemporâneo nos permite ouvir: silêncio e canção, corpos que flutuam, corpos que pesam em Os transparentes, de Ondjaki

    Adriana Cristina Aguiar Rodrigues
    310-343
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p310-343
  • O útero da casa: A casa-mátria, as heranças, os heróis

    Naduska Mário Palmeira
    344-372
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p344-372

Literaturas africanas comparadas

  • Memória dos mortos: a arte comovida em excertos africanos

    Edimilson Rodrigues
    374-394
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p374-394
  • O entrelaçar entre Brasil e Cabo Verde: uma análise afropolitana de Você, Brasil, de Jorge Barbosa (1956)

    Mary Cristina Rodrigues Diniz, Rita de Cássia Oliveira
    395-421
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p395-421
  • Noemia, Paulina e as poéticas nos tempos

    Carlos Eduardo Pinto Vergueiro Filho
    422-455
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p422-455

Resenhas

  • Traduzir e celebrar: O mar entre África e América Latina

    Rosane Maria Cardoso
    457-462
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p457-462
  • (In)Confidência no fundo do canto: a poética de Odete Semedo

    Ianes Augusto Cá
    463-474
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n64p463-474

Entrevistas