A língua em estado gasoso
Keywords:
Guimarães Rosa, ciência, língua, teoria cinética da línguaAbstract
Guimarães Rosa, numa carta a João Condé publicada no Jornal de Letras e Artes de 21 de Julho de 1946 deixou esta sugestão: "Mas, ainda haveria mais, se possível (sonhar é fácil, João Condé, realizar é que são elas ...): além dos estados líquidos e sólidos, porque não tentar trabalhar a língua em estado gasoso?!"
Nesta comunicação tratarei de averiguar o que possa ser o estado gasoso da língua quer sob o ponto de vista físico quer sob o ponto de vista metafórico.
Sob o ponto de vista físico devem ser considerados dois momentos: o da ciência geralmente divulgada na época em que Guimarães Rosa fez essa sugestão, e o da atual ciência do Caos, tendo em consideração os movimentos brownianos das moléculas descritos na teoria cinética dos gases. Sob o ponto de vista metafórico, o uso de uma terminologia interdisciplinar, à luz dos referidos conceitos da ciência, pode contribuir para delinearuma possível concepção linguística que esteja de acordo com a prática e o uso criativo diferenciados da língua portuguesa, não só no Brasil e em Portugal, mas também nos países africanos de língua portuguesa, configurando-se assim uma possível teoria cinética da língua.
Downloads
References
ESCOBAR, Alberto e outros. Política lingüística na América Latina. Campinas: Pontes Editores, 1988.
GONÇALVES, Perpétua. Português de Moçambique: uma variante em formação. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 1996.
GUIMARÃES, Vicente. Joãozito: a infância de João Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1972.
LORENZ, Gunter. Diálogo com a América Latina. In: COUTINHO, Eduardo (Org.). Guimarães Rosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MANDELBROT, Benoit. Los objetos fractales. Barcelona: Tusquets, 1996.
ROSA, Vilma Guimarães. Relembramentos: João Guimarães Rosa, meu pai. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.