Amicus Plato Magis Amica Veritas
Keywords:
Tutaméia, Guimarães Rosa, Mito da Caverna, Platão, Aristóteles, conto Uai, eu?,Abstract
O presente artigo tenta determinar de que forma Guimarães Rosa recebeu, criticou e transformou o pensamento de Platão, conforme alusões ao filósofo, encontradas no primeiro prefácio e nos contos de Tutaméia. Verifica-se que Guimarães Rosa critica justamente o núcleo central do platonismo, isto é, a teoria das idéias - tal como apresentada, miticamente, no relato do Mito da Caverna, no livro VII da República - e o que dela decorre, a concepção platônica do ser e do não-ser. Esta concepção leva, por sua vez, à questão da verdade e do erro, da realidade e da falsidade. Guimarães Rosa baseia-se, para sua crítica, em Protágoras, sofista do sécu lo V a.C., e em Aristóteles, discípulo, por mais de vinteanos, de Platão. Nesse sentido, o artigo examina a teoria do erro e do falso em Protágoras, conforme citada no diálogo de Platão, Eutidemo, e passa em revista o mesmo tema, no próprio Platão, como surge no diálogo Sofista. Examina, igualmente, a crítica que Aristóteles faz à teoriadas idéias, do modo como surge, principalmente, na sua Ética a Nicômaco. A partir da determinação desta base teórica, o artigo analisa o conto "Uai, eu?", de Tutaméia, que contém uma pormenorizada e profunda meditação sobre o ser e o não-ser, sobre o erro e a verdade, sobre o real e a imitação, sobre a realidade e a aparência.Downloads
References
ARISTÓTELES. Nicomachean ethics. London: Heinemann.
DIELS & KRANZ. Die fragmente der vorsokratiker. Dublin: Weidmann, 1968.
GADAMER, Hans-Georg. Dialogue and dialectic: eight hermeutical studies on Plato. New Haven: Yale University Press, 1980.
GADAMER, Hans-Georg. The ideia of the good in Platonic-Aristotelian philosophy. New Haven: Yale University Press, 1986.
HEIDEGGER, Martin. Plato's sophist. Bloomington: University of Indiana Press, 1997.
PLATÃO. Euthydemus. London: Heinemann, 1967.
PLATÃO. Phaedo. London: Heinemann, 1966.
PLATÃO. Republic. London: Heinemann, 1963.
PLATÃO. Theaetetus. London: Heinemann, 1967.
ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor italiano Edoardo Bizarri. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1968.
SEGAL, Charles. Orpheus: the myth of the poet. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1989.
SEXTUS empiricus. London: Heinemann, 1967, v. 2.
SPERBER, Suzi Frankl. Caos e cosmos: leitura de Guimarães Rosa. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.