Subúrbios e veredas - apontamentos para uma leitura comparada dos narradores em Dom Casmurro e Grande Sertão: Veredas
Keywords:
Dom Casmurro, Machado de Assis, Grande sertão, veredas, João Guimarães Rosa, metalinguagemAbstract
Dois grandes autores, verdadeira unanimidade da crítica literária nacional, Machado de Assis e Guimarães Rosa representam a elaboração de uma escrita repleta de sutilezas, cuja metalinguagem permite desdobramentos na própria interação entre as esferas do autor e a do leitor. A questão da autoria, apresentada com picardia na abertura do Dom Casmurro, refrata-se em jogos interpretativos. No capítulo inicial, o narrador sugere uma bifurcação: de um lado, a biografia possível, de outro lado, a crônica histórico-social com a redação de uma Históriados subúrbios. No fundo, trata-se de um mesmo projeto, posto que ambos, o cidadão e a cidade, projetam-se em suas face tas ocultas; no centro urbano, as vias de acesso via trem da Central do Brasil, articulandoas a rtérias da polis; no homem, os recônditos da alma, a irromper no fluxo de uma memória que se quer centralizadora. Por sua vez, herdando a perplexidade e tentativa de "atar as pontas da vida", a ascese de Riobaldo confunde-se com a de um grande sertão cujas trilhas compõem a trajetória hermética de desvendamento dos contrários, da revelação do Tudo no Nada. A obra de Machado é permeada pelo pessimismo de Schopenhauer, narrando-se o desespero de uma vida onde tudo tornou-se vão. A de Rosa, enlaça a admiração inicial de Nietzsche por Schopenhauer para, contudo, reverter esse pessimismo através da teoria do eterno retorno e dos aforismos de Zarathustra, com a alternânciada alegria e do desespero, da criação e da destruição, do bem e do mal.
Downloads
References
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Várias histórias. Rio de Janeiro: Globo, 1997.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Papéis avulsos. Rio de Janeiro: Globo, 1997.
FOUCAULT, Michel. Corps écrit. n. 5. Paris: Presses Universitaires,. Lecriture de soi, 1983. "L'autoportrait". p. 3-23.
GARRETT, Almeida. Viagens na minha terra. São Paulo: Círculo do Livro, 1991.
LEJEUNE, Philippe. Individualisme et autobiographie en Occident. Paris: Seuil, 1974. Autobiographie et historie socia l au XIX siccle. p. 209-234.
LEJEUNE, Philippe. Je est un autre. Paris: Seuil, 1980. Cautobiographie de deux quin'écrivent pas. p. 229-316.
LIMA, Luiz Costa. A metamorfose do silêncio. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Aurora. p. 153-185.
PROENÇA, Manoel Cavalcanti. Augusto dos anjos e outros ensaios. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959. Trilhas no Grande Sertão. p. 151 e ss.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. São Paulo: Círculo do Livro, 1984.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
ROSA, João Guimarães. Ave, palavra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.