Cultura acústica e memória em Moçambique: as marcas indeléveis numa antropologia dos sentidos
Keywords:
Cultura, Memória, Moçambique,Abstract
Neste trabalho propomo-nos abordar inicialmente o lugar ocupado pelo modelo sensorial auditivo numa Antropologia dos sentidos. Em seguida analisaremos o modo como o fenômeno da repetição setorna essencial para preservar o pensamento cuidadosamente articulado numa cultura acústica. Seguidamente trabalharemos as complexasrelações entre memória e reconstituição do passado e entre memória e poder. Finalizaremos nosso texto com uma análise das implicações da introdução da escola numa cultura acústica bem como o papel desempenhado pela escola que se afigura determinante na produção de lembranças e no processo de recordação.Downloads
References
ARIÉS, Philipe. A história das mentalidades. In: A nova história. Coimbra: Almedina, 1990, p. 455-479.
CARNEIRO, João Manuel & BERNSTEIN, Marcos. Central do Brasil. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
COUTO, Mia. Vozes anoitecidas. Lisboa: Editorial Caminho, 1986.
COUTO, Mia. Terra sonâmbula. Lisboa: Editorial Caminho, 1992.
CRAVEIRINHA, José. Karingana ua Karingana. Lisboa: Edições 70, 1982.
FELICIANO, José Fialho. Prefácio. In: JUNOD, Henri A. Usos e costumes dos Bantu (Tomo 1: Vida social). Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique (Documentos 3), 1996, p. 15-20.
GOODY, Jack. Literacy in traditional societies. London: Cambridge University Press, 1968.
GREENFIELD, Patricia. The psychology of literacy. In: Harvard education review, 53, 1983, p. 216-220.
HAVELOCK, Eric. The coming of literate communication to western culture. In: KING-TEN, E. R., KROLL, Barry M. & ROSE, M. (ed.) Perspectives on literacy. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinoi University Press, 1988, p. 127-134.
JUNOD, Henri A. Usos e costumes dos Bantu (Tomo1: Vida social). Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique (Documentos 3), 1996.
KING, Joyce Elaine. A passagem média revisitada: a educação para a liberdade humana e a crítica epistemológica feita pelos estudos negros. In: SILVA, Luiz Heron da, AZEVEDO, José Clóvis de, SANTOS, Edmilson Santos dos. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1996, p. 75-101.
LABURTHE-THOLRA, Philippe & WARNIER, Jean-Pierre. Etnologia – Antropologia. Petrópolis: Vozes, 1997.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
LOPES, José de Sousa Miguel. Central do Brasil: um olhar sobre identidade, educação e transformação. In: CEAS (Centro de Estudos e Ação Social), n. 180, Salvador, mar./abr. de 1999, p. 63-71.
MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa. Dissertação de Mestrado em literaturas comparadas portuguesa e francesa (Séculos XIX E XX). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1993, mímeo.
MERLEAU-PONTY, M. L’Oeil et l’esprit. Les temps modernes, 18, 1961, p. 184-185.
McLUHAN, Marshall. La galaxie de Gutenberg. Paris: Gallimard, 1977.
MOURÃO, Fernando Augusto Albuquerque. A importância do fator étnico nas eleições em Moçambique. Maputo, maio de 1994 (texto mimeografado).
OLSON, David R. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Ática, 1997.
OLSON, David R. & TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.
ONG, Walter. Orality and literacy. Nova York: Methuen, 1982.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
SAID, Edward. Culture and Imperialism. Nova York: Alfred A. Knopf, 1993.
SCRIBNER, S. & COLE, M. The psycology of literacy. Cambridge, Mass., Harvard University Press, 1981.
THOMSON, Alistair, FRISCH, Michael & HAMILTON, Paula. Os debates sobre memória e história: alguns aspectos internacionais. In: FERREIRA, Marieta de Morais & AMADO, Janaína (Orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996, p. 65-91.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.