Cecília Meireles e o “Retrato Falante”
Keywords:
Cecília Meireles, Retratos do artista, Poesia brasileira, Paisagem, Morte,Abstract
Este trabalho propõe-se a resgatar e analisar alguns poemas de autores brasileiros que fizeram um “retrato poético” de Cecília Meireles. Trata-se de uma leitura que procura verificar como a figura dessa poetisa é apreendida pelo olhar de cada poeta, nos poemas: “Improviso”, em Belo belo (1948), de Manuel Bandeira; “Casas”, em Aprendiz de feiticeiro (1950), “In Memoriam” e “Canção para depois” em Apontamentos de história sobrenatural (1976), “Cecília”, em A vaca e o hipogrifo (1977), “Extra-terrena”, em Preparativos de viagem (1987) e “Cecília”, em A cor invisível (1989), de Mário Quintana; “Murilograma a Cecília Meireles”, em Convergência (1970), de Murilo Mendes. Esta reflexão irá privilegiar também o processo de composição do desenho que é feito dessa artista, pois nota-se que o “retrato” que se configura na escrita de cada poeta é construído com fragmentos da imagem que a poetisa elabora de si mesma em suas composições poéticas.
Downloads
References
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens para sempre Cecília. In: Jornal Correio da Manhã, Rio de Janeiro, quarta-feira, 11 nov. de 1964. p. 6. Caderno 1. Disponível em:<http://memoria.bn.br/DocReader/cache/11518003356135/I00
=002234Lar=001348LargOri=004428AltOri=007339.JPG> Acesso em: mar. 2016.
ANDRADE, Mário de. Cecília e a Poesia. In: ANDRADE, M. de. O empalhador de passarinho. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1972a. p. 71 75.
ANDRADE, Mário de. Viagem. In: ANDRADE, M. de. O empalhador de passarinho. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1972b. p. 161-164.
ARAÚJO, Laís Corrêa de. Murilo Mendes. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1972. (Coleção Poetas Modernos do Brasil, 2).
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BANDEIRA, Manuel. Belo, belo. Seleção e coordenação de texto de Carlos
Drummond de Andrade. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948-1986a.
BANDEIRA, Manuel. Sorriso suspenso. In: Andorinha, andorinha. Seleção e coordenação de texto de Carlos Drummond de Andrade. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986b. p. 209-210.
BANDEIRA, Manuel. Uma revista. In: Andorinha, andorinha. Seleção e coordenação de texto de Carlos Drummond de Andrade. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986c. p. 211-212.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Isabel Gonçalves. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 100-104.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier e Loyola. Tradução de Maria de Santa Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 1979. p. 9-16.
BOSI, Alfredo. História de um encontro. In: MEIRELES, Cecília. Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
CARVALHAL, Tânia Franco. Itinerário de Mário Quintana. In: QUINTANA, Mário. Poesia completa: em um volume. Organização de Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. p. 13-17.
CARVALHAL, Tânia Franco. O poeta no espelho. In: QUINTANA, Mário. Poesia completa: em um volume. Organização de Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. p. 18-27.
COLLOT, Michel. Paysage et critique littéraire. In: COLLOT, Michel. Paysage et poésie du romantisme à nos jours. Paris: José Corti, 2005.
FROTA, Lélia Coelho. Entrevista por Heloísa Buarque de Hollanda. Entrevista com Lélia Coelho. 15 set. 2009. <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/
entrevista-a-lelia-coelho/ > Acesso em: 10 abr. 2016.
FROTA, Lélia Coelho. Sala Cecília Meireles. In: FROTA, Lélia Coelho. Poesia lembrada. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1971. p. 159-160.
MEIRELES, Cecília. Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Organização de Antônio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 2 v.
MEIRELES, Cecília. Passado. Cecília Meireles: crônica em geral. Apresentação e planejamento editorial de Leodegário A. de Azevedo Filho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 26-30.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. Reflexos da cultura indiana na poesia de Cecília Meireles. In: MELLO, Ana Maria Lisboa de; UTÉZA, Francis. Oriente e ocidente na poesia de Cecília Meireles. Porto Alegre: Libretos, 2006. p. 13-149.
MENDES, Murilo. Convergência. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e
prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994a. p. 688-689.
MENDES, Murilo. Miscelânea em prosa e verso/Conversa portátil. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994b. p. 1467- 1469.
MENDES, Murilo. Flores de Ouro Preto. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994c. p. 470-471.
MORAES, Vinícius de. Arquivinho. Rio de Janeiro: Bem-Ti-Vi Produções
Literárias, 2003.
OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. Representação do feminino na lírica de Cecília Meireles. In: DUARTE, Constância de Lima; DUARTE, Eduardo de Assis; BEZERRA, Kátia da Costa. (Org.) Gênero e representação na literatura brasileira. Belo Horizonte: Pós-graduação em Letras - UFMG, 2002, v. 1, p. 26-32.
QUINTANA, Mário. A vaca e o hipogrifo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
QUINTANA, Mário. Poesia completa: em um volume. Organização deTânia
Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.
SECCHIN, Antônio Carlos. Apresentação. In: MEIRELES, Cecília. Poesia
completa. Organização de Antônio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2001. 2v.
VALÉRY, Paul. O homem e concha. VALÉRY, Paul. In: Variedades. Tradução de Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.