Guimarães Rosa: o diálogo difícil
Keywords:
Intertextualidade, Dialogismo, Confluências, Entrelinhas.Abstract
Não é nada fácil manter um diálogo com a obra de um autor como João Guimarães Rosa. O risco da imitação pobre ou do pastiche pode minar o esforço e a intenção dos admiradores de uma obra marcada por uma espessura expressiva e uma visão mitopoética incomuns. No limite, a linguagem de Rosa é inimitável. No entanto, como acontece com toda obra literária complexa, é possível captar algo da sensibilidade, das imagens e do forte poder sugestivo latentes na linguagem rosiana. Um diálogo com o seu universo lingüístico e temático talvez seja possível por meio de insinuações, acenos e sinais. Diálogo, portanto, sensível e intelectual ao mesmo tempo, que flui antes nas entrelinhas do que nas linhas propriamente escritas. Em suma, confluências...
Palavras-chave:Intertextualidade; Dialogismo; Confluências; Entrelinhas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.