O contexto-fonte e o ensino de línguas
Keywords:
Ensino de línguas, Contexto, Interculturalidade, Análise contrastiva, Escrita.Abstract
No texto, discute-se a noção de contexto-fonte, tendo em vista o papel crucial de fatores interculturais no ensino de línguas não maternas (fator incidente, também, em casos do ensino de língua materna). Na primeira parte, é examinada a complexidade da relação contexto-fonte/contexto-alvo, à luz da concepção bakhtiniana de contexto e da abordagem processual da linguagem e do sujeito. Propõe-se que um foco maior, nas pesquisas e nas práticas pedagógicas, em relação ao contexto-fonte e a sua pluralidade constitutiva, pode se associar às mobilizações subjetivo-identitárias de decentramento cultural que a relação com outras línguas e culturas propicia. Na segunda parte, a partir de pesquisas sobre leitura em português e espanhol, apontam-se conseqüências
para as práticas de escrita em língua-alvo. As conclusões dizem respeito ao questionamento do normativismo e da visão instrumentalista na pedagogia de línguas.
Downloads
References
BAKHTINE, M. Esthétique de la création verbale. Trad. de A. Aucouturier. Paris: Gallimard, 1984. (Edição brasileira. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992).
BRINDLEY, G. The role of needs analysis in adult ESL Program Design. In: JOHNSON, R. The second language curriculum. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
COSTE, D. Curriculum et pluralité. In: Études de Linguistique Appliquée, Paris: Didier Érudition, n. 98, p. 68-84, 1995.
COSTE, D., MOORE, D. Profil d’apprenant et gestion des passages. In: PORCHARD (Dir.). Profils d’apprenants. COLLOQUE INTERNATIONAL “ACQUISITION D’UNE LANGUE ETRANGERE: PERSPECTIVES ET RECHERCHES”, 9, 1993, Saint-Etienne. Actes... Saint-Etienne: Publications de l’Université de Saint-Etienne, 1995.
DABÈNE, L. Repères sociolinguistiques pour l’enseignement des langues. Paris: Hachette, 1994.
DABÈNE, L. Pour une contrastivité “revisitée”. Études de Linguistique Appliquée, Paris: Didier Érudition, n. 104, p. 393-400, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. (1ª ed. 1970).
FREIRE, P. The politics of education: culture, power and liberation. South Hadley, Mass: Bergin and Garvey, 1985.
GALISSON, R. Problématique de l’éducation et de la communication interculturelles en milieu scolaire européen. In: Études de Linguistique Apliquée, Paris: Didier Érudition, n. 106, p. 141-160, 1997.
KRAMSCH, C. Interaction et discours dans la classe de langue. Paris: Hatier, 1984.
KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1996.
KRISTEVA, J. Étrangers à nous mêmes. Paris: Gallimard, 1991.
PECHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Pontes, 1990.
ROBIN, R. Le deuil de l’origine: une langue en trop, la langue en moins. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 1993.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. Trad. Silvana Serrani. In: SIGNORINI, I. (Org.). Lingua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 213-230.
STERN, H. H Issues & options in language teaching. Edited by Patrick Allen and Brigit Harley. Oxford: Oxford University Press, 1993.
VERSCHEUREN, J. Whose Discipline? Some critical reflections on linguistic pragmatics. Journal of Pragmatics, n. 31, p. 869-879, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.