Modernismo português e brasileiro: olhares e escritas cruzadas
Keywords:
Modernismo português, Modernismo brasileiro, Olhares cruzados, Escritas cruzadas, Tradição, Paradigma.Abstract
Reflexões sobre o Modernismo poético em Portugal e no Brasil, definido, entre descontinuidades e continuidades, como uma tradição e como um período marcado por ruptura e renovação e pela vigência de um paradigma. Alguns exemplos de olhares cruzados e de leituras e escritas cruzadas de poetas brasileiros e portugueses enquadráveis no Modernismo.
Downloads
References
ABREU, Antero de. Recordações de Neto. Lavra & Oficina. Gazeta da U.E.A. Luanda, n. 11-12, ago./set. 1979.
ALEGRE, Manuel. 30 anos de poesia. (Pref. de Eduardo Lourenço). Lisboa: Dom Quixote, 1995.
AMARAL, Fernando Pinto do. A escada de Jacob. Lisboa: Assírio & Alvim, 1993.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar Editora, 1973.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Antologia. Lisboa: Portugália, 1968.
ANTUNES, Manuel. Legómena; textos de teoria e crítica literária. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1987.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar Editora, 1974.
BRITO, Mário da Silva. A Revolução Modernista. In: A literatura no Brasil. (Dir. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Ed. Sul Americana, 1970. v. V: Modernismo.
CALINESCU, Matei. Five faces of Modernity; Modernism, Avant-Garde, Decadence, Kitsch, Postmodernism. Durham: Duke University Press, 1987.
CARVALHO, Armando Silva. Obra poética (1965-1995). (Pref. de José Manuel de Vasconcelos). Porto: Afrontamento, 1999.
CASANOVA, Pascale. La république mondiale des lettres. Paris: Seuil, 1999.
COELHO, Joaquim-Francisco. Carlos Drummond de Andrade e a Génese do Sonetilho do Falso Fernando Pessoa; Microleituras de Álvaro de Campos. Lisboa: Dom Quixote, 1987.
CRUZ, Gastão. Poemas reunidos. (Com um pref. do Autor). Lisboa: Dom Quixote, 1999.
FONSECA, Edson Nery da. Três poetas brasileiros apaixonados por Fernando Pessoa. Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 88, nov. 1985.
FRIEDRICH, Hugo. Structure de la poésie moderne. Paris: Le Livre de Poche, 1999.
LOANDA, Fernando Ferreira de (Org.). Antologia da nova poesia brasileira. (Pref. de Adonias Filho). 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Orfeu, 1970.
LOPES, Óscar Lopes. Entre Fialho e Nemésio; Estudos de Literatura Portuguesa Contemporânea. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. 2v.
MARTINHO, Fernando J. B. Regresso ao abismo: leituras poéticas de Fernando Pessoa nos anos 90. Indiana Journal of Hispanic Literatures, n. 9, Fall 1996.
MARTINHO, Fernando J. B. Depois do Modernismo, o quê?; o caso da poesia portuguesa. Semear – Revista da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses. Rio de Janeiro, n. 4, 2000.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. (Org., prep. do texto e notas de Luciana Stegagno Picchio). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MOISÉS, Massaud, PAES, José Paulo (Org.). Pequeno dicionário de literatura brasileira. 2. ed. rev. e ampliada por Massaud Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980.
MONTEIRO, Adolfo Casais. Figuras e problemas da literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, 1972.
NEMÉSIO, Vitorino. Uma república das letras para Portugal e Brasil – Carta de Vitorino Nemésio a José Lins do Rego. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS NEMESIANOS, 1. Vitorino Nemésio – vinte anos depois. Lisboa/Ponta Delgada: Edições Cosmos, 1998.
MELO NETO, João Cabral de. Poemas escolhidos. (Sel. Alexandre O’Neill e pref. Alexandre Pinheiro Torres). Lisboa: Portugália, 1963.
OLIVEIRA, Carlos de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Dom Quixote, 1971.
OLIVEIRA, José Osório de. (Sel., pref. e notas de). Líricas brasileiras. Lisboa: Portugália, [19--].
O’NEILL, Alexandre. Poesias completas 1951/1983 (pref. Clara Rocha). 2. ed. rev. e aumentada. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.
PAVIA, Cristovam. Cartas Inéditas de Cristovam Pavia. Colóquio/Letras, n. 12, março de 1973.
PAVIA, Cristovam. Poesia (Org. António Luís Moita, António Osório, João Filipe Bugalho, José Bento, Pedro Tamen; estudo intr. José Bento). Lisboa: Moraes, 1982.
PAZ, Octavio. La otra voz; poesía y fin de siglo. Barcelona: Seix Barral, 1990.
PAZ, Octavio. Rupturas e restaurações. Tabacaria. Lisboa, n. 1, verão de 1996.
PICCHIO, Luciana Stegagno. La letteratura brasiliana. Firenze-Milano: Sansoni/Accademia, 1972.
QUEIROZ, Carlos. Carta à memória de Fernando Pessoa. Presença, n. 48, julho de 1936.
RAMOS, Péricles Eugénio da Silva. O Modernismo na Poesia. In: A literatura no Brasil. (Dir. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Ed. Sul Americana, 1970. v. V: Modernismo.
REIS, Pedro. Poesia concreta; uma prática intersemiótica. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 1998.
SARAIVA, Arnaldo. O Modernismo brasileiro e o Modernismo português; subsídios para o seu estudo e para a história das suas relações. Porto, 1986.
SENA, Jorge de. Estudos de cultura e literatura brasileira. Lisboa: Edições 70, 1988.
SENA, Jorge de.(Antologia, trad., pref. e notas). Poesia do século XX; de Thomas Hardy a C. V. Cattaneo. Coimbra: Fora do Texto, 1994.
SERPA, Alberto de. A poesia de Alberto de Serpa. (Pref. João Gaspar Simões). Porto: Nova Renascença, 1981.
SILVA, Vítor Aguiar e. Modernismo e vanguarda em Fernando Pessoa. Diacrítica, n. 11, Braga, Universidade do Minho, 1996.
TORRES, Alexandre Pinheiro. Ilha do desterro. 2. ed. corrigida. Lisboa: Caminho, 1996.
VASCONCELOS, Mário Cesariny de. Poesia (1944-1955). Lisboa: Delfos, [19--].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.