A arte que anda
Keywords:
Cultura africana, Objetos sagrados, Arte afro-brasileira, Mercado de arte.Abstract
Odeslocamento de objetos sagrados da cultura africana para o novo mundo serve como início de uma reflexão sobre o mercado de arte africana. O texto faz uma análise da influência desses objetos na arte. E ainda nos questiona sobre a arte produzida por artistas afro-brasileiros (arte afro-brasileira ou negra brasileira? Ou apenas arte brasileira?).
Downloads
References
ALEIXO, Ricardo. Oriks. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996.
ALEIXO, Ricardo. Trívio. Belo Horizonte: Scriptum, 2001.
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; VIRGOLIM, Angela M. Rodrigues. Criatividade: expressão e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1994.
APOLLINAIRE, Guillaume. Les arts à Paris. 1918.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ARAÚJO, Emanoel. Negro de corpo e alma. In: AGUILAR, Nelson (Org.). Mostra do descobrimento, negro de corpo e alma/ Black in body and soul. São Paulo: Associação Brasil 500 anos de Artes Visuais, 2000.
ARAÚJO, Olívio Tavares de. Emanoel Araújo: um vulcão rumo ao classicismo. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 1996.
BAUDELAIRE, Charles. Obras estéticas: filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Vozes, 1993.
BARALDI, Clemencia. Aprender a aventura de suportar o equívoco. Petrópolis: Vozes, 1994.
BAUMGARTEN, Alexander Gottieb. Estética: a lógica da arte e do poema. Petrópolis: Vozes, 1993.
BEATA DE IEMANJÁ, Mãe. Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros: como Ialorixás e Babalorixás passam seus conhecimentos a seus filhos. Rio de Janeiro: Pallas, 1997.
BEEREN, Wim. Casimir Malévitch: na bienal de São Paulo. São Paulo. Bienal de São Paulo e The State Russian Museum, 1994.
BENISTE, José. Orun Àiyé: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagô-yorubá entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
CHRISTOPH, Henning; OBERLÃNDER, Hans. Vodoo: Geheime macht in Afrika. Köln: Tashen, 1995.
GALEMBO, Phyllis. Divine inspiration. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1993.
CARNEIRO, Edison. Religiões negras: notas de etnografia religiosa. Negros Bantos: notas de etnografia religiosas e de folclore. Rio de Janeiro, 1991.
FAGG, William. Merveilles de l’art nigérien. Paris: Société Nouvelle des Editions du Chêne, 1963.
FERRETTI, Sérgio F. Querebentã de Zomadônu: etnografia da casa das Minas do Maranhão. São Luís: Edufitia.
FONSECA, Eduardo Jr. Dicionário Yorubá (Nagô/Português). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
FONSECA, Maria Nazareth Soares. Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FORD, W. Clyde. O herói com rosto africano: mitos da África. Trad. Carlos Mendes Rosa. São Paulo: Selo Negro, 1999.
GOMES, Núbia Pereira de Magalhães; PEREIRA, Edimilson de Almeida. Negras raízes mineiras: os Arturos. Juiz de Fora: Eduf JF/MinC, 1988.
GOLDSCHEIDER, Ludwig. Miguelangelo: paintings, sculptures, architecture. New York: Phaidon, 1962.
GRÖNING, Karl. Geschmückte haut: Eine Kulturgeschite der Körperkunst. München: Frederking und Thaler, 1997.
HEROLD, Erich. African art. Prague: Hamlyn Publishing Group, 1989.
HILL, Marcos. A talha barroca em Évora. Évora: Centro de História da Arte da Universidade de Évora, 1998.
HOOG, Michel. Musée de L’Orangerie: catalogue de la collection Jean Walter et Paul Guillaume. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1990.
KALIL, Mariana. Bijoux made in favela: pulseiras feitas em subúrbio do Rio chegam às vitrines dos EUA e da Europa. In: Revista Época. Rio de Janeiro, 20/12/1999.
MASSI, Augusto. Terra. Folha de S. Paulo (caderno especial sobre “A obra de Sebastião Salgado”), São Paulo, 6/4/1997, p. 1-8.
MESQUITA, Ivo; TEJADA, Roberto. Daniel Senise: la mirada iluminante. The nelightening gaze. Monterrey: Museo de Arte Contenporáneo de Monterrey, AC, 1990.
MOREIRA, Antônio Sérgio. Lendas dos orixás: cartões postais. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MUNANGA, Kabengele. Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Edusp, 1996.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
PARRINDER, Geoffrey. África. Trad. Raul de Sousa Machado. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo, 1987.
PEREIRA, Edimilson de Almeida Gomes; MAGALHÃES, Núbia Pereira de. Ardis da imagem: exclusão e violência nos discursos da cultura brasileira. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2001.
PORTUGAL, Fernandes. Yorubá: a língua dos orixás. Rio de Janeiro: Pallas, 1998.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
OGBEBARA, Awofa. Igbadu: a cabaça da existência: mitos nagôs revelados. Rio de Janeiro: Pallas, 1998.
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma africana no Brasil. Os iorubás. São Paulo: Oduduwa, 1996.
RISÉRIO, Antônio. Oriki orixá. São Paulo: Perspectiva, 1996.
RODRIGUES, Eustáquio. A criança e seus direitos: declaração dos direitos da criança. Belo Horizonte: Compor, 1998, 20 nov. 1959.
ROSE, Barbara. American painting: twentieth century. Geneva: Rizzoli, 1986.
RUBIN, William. Louise Borgeois. New York: The Museum of Modern Art, 1982.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SANTOS, Juana Elblein. Os nagôs e a morte: padê, asésé e o culto de Egun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 1976.
SANTOS, Deoscóredes M. dos (Mestre Didi). Porque Oxalá usa ekodidé. Rio de Janeiro: Pallas, 1997.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Questão racial no Brasil. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; SOUZA REIS, Leticia Vidor de (Org.). Negras imagens: ensaios sobre cultura e escravidão no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. p. 11-29.
SCHWABACHER, Ethel K. Arshile Gorky. New York: Whitney Museum of American Art, 1957.
SHNEIDEIR, Pierre. Matisse. New York: Pizzoli, 1984.
STEMPEL, Karin. No limite da forma (über die grenze von form). Düsseldorf: Heraugeber, 1997.
VERGER, Pierre Fatumbi. Dieux d’Afrique. Paris: Revue Noire [1954], 1995.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás. São Paulo: Corrupio, 1987.
ZANINI, Walter; LEITE, Rui Moreira. Flávio de Carvalho: 17ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.