Crônica de um mujimbo – fazendo das fraquezas forças
Keywords:
Estrutura da narração, Estrutura da sociedade, Mujimbo, Aspectos caricaturais.Abstract
Abordagem da obra Crônica de um mujimbo, de Manuel Rui, a partir da relação que se pode estabelecer entre o mujimbo,1 o texto e a sociedade angolana. A obra é vista como a crônica dos entraves que cerceiam a narrativa, a sociedade e a comunicação angolanas. Ressalta-se o aspecto caricato do comportamento dos personagens, seus equívocos e erros, como também os absurdos e contradições que os envolvem. As falhas e disparates que atingem a todos na narrativa não são apenas apontados, mas tornam-se também palavras-chave para a compreensão do texto, tomando conta de todas as situações e levando-nos a questionar nossos valores, padrões e comportamentos. Ainda que o riso pareça apenas denunciar os comportamentos, ele vai muito além do clássico
papel corrosivo que normalmente lhe é atribuído, pois se constrói como estratégia problematizadora da estrutura da própria narração, da sociedade e da comunicação como um todo. Ressalte-se que o quadro da crônica refere-se à situação angolana, mas pode ser estendido a qualquer lugar do planeta.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
RUI, Manuel. Crônica de um mujimbo. Luanda: UEA, 1989.
RUI, Manuel. Quem me dera ser onda. Lisboa: Edições Cotovia, 1982. Luanda: UEA, 1984.
RUI, Manuel. Regresso adiado. Luanda: UEA, 1978.
PEPETELA. O cão e os caluandas. Lisboa: Dom Quixote, 1985.
SALGADO, Maria Teresa. A presença do cômico na ficção angolana contemporânea: a tarefa de conciliar o inconciliável. 1997. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. (Tese de Doutorado – inédita).
XITU, Uanhenga. Mestre Tamoda e outros contos. Lisboa: Edições 70, 1974.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.