Adília Lopes – ironista
Keywords:
Poesia e ironia, A figura da ironista (Rorty), Poesia e redescrição, Redescrição vs. senso comum, Crueldade e humilhação.Abstract
O nome Adília Lopes tanto designa uma leitora profundamente interessada pela tradição poética erudita como uma assumida “poetisa pop”. E enquanto a primeira gosta de recordar referências fundamentais da Modernidade, de Rimbaud a Apollinaire, de Cesário a Pessoa, derivando para Sophia, Herberto Helder ou Sylvia Plath, ou facilmente recua no tempo literário ocidental até Diderot, S. João da Cruz e Virgílio, a segunda parece valorizar mais todo um outro universo de escrita, no qual avultam os contos infantis, as leituras da adolescência, o folhetinesco e o fait-divers das revistas femininas. Sem nunca pôr de parte as referências literárias de Adília-leitoraerudita, é sobretudo este o mundo que a “poetisa pop” gosta de reescrever, mostrando até que ponto ele é atravessado por uma insidiosa crueldade e tornando indistintas as fronteiras que o separavam (separam?) da Literatura. Entre cultura erudita e cultura de massas, entre referências eruditas e uma linguagem muito próxima dos registros orais pouco vigiados, usando um verso que, por vezes, parece premeditadamente distraído num ritmo muito fácil, Adília Lopes faz apelo à memória de um mundo adolescente onde o bem e o mal, o alto e o baixo, o bom e o mau gosto pareciam irredutivelmente distintos, para tudo indiferenciar, agora, com dessacralizadora ironia.
Downloads
References
LOPES, Adília. Obra. Lisboa: Mariposa Azual, 2000 (inclui todos os títulos anteriormente publicados e ainda o inédito O regresso do Marquês de Chamilly).
LOPES, Adília. A mulher-a-dias. Lisboa: & Etc., 2002.
LOPES, Adília. César a César. Lisboa: & Etc., 2003.
LOPES, Adília. Como se faz um poema?. Lisboa, Relâmpago, n. 14, Abril de 2004, p. 29-30.
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. de Nuno Ferreira da Fonseca. Lisboa: Editorial Presença, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.