Bordejando a margem (escrita feminina, cânone africano e encenação de diferenças)
Keywords:
Poesia africana de autoria feminina, Antologias literárias, Reafricanização de expressões estético-literárias.Abstract
Análise da produção poética feminina africana que circulou em vários instrumentos culturais entre o fim dos anos de 1940 e princípio dos de 1960 e que encenam, de um lado, questões de gênero e, de outro, questões étnicas, enfatizando, ou não, estas últimas. Os instrumentos culturais que servem de base às reflexões são o Boletim Mensagem da Casa dos Estudantes do Império; as antologias editadas no âmbito desta mesma Casa; o Jornal de Angola, bem como outras antologias como Poesia negra de expressão portuguesa, organizada por Mário Pinto de Andrade e Francisco José Tenreiro. A análise mostrará o percurso que vai da assimilação estética à reafricanização de ritmos, sonoridades, bem como da própria temática. Por este último processo subversor, o da reafricanização, tentam as vozes poéticas rasurar os padrões estético-ideológicos ocidentais impostos culturalmente pela colonização.
Downloads
References
AHMAD, Aijaz. Linhagens do presente. Ensaios. São Paulo: Boitempo, 2002.
ALTUNA, Raúl de Asúa. Cultura tradicional banto. Lisboa: Secretariado Arquidiocesano de Portugal, 1983.
ANDRADE, Mário Pinto de. Antologia temática de poesia africana. 2 ed. Lisboa: Sá da Costa, 1975 e 1979 (2 v.).
ANDRADE, Mário Pinto de; TENREIRO, Francisco. Poesia negra de expressão portuguesa. Lisboa: África, 1982. Edição organizada por Manuel Ferreira.
ANTOLOGIAS de poesia da Casa dos Estudantes do Império. 1961-1963. 2000, 1994.
APPIAH, Kwame Antohony. Na casa do meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1972. Edição Brasileira Comemorativa do Quarto Centenário do Poema.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
FERREIRA, Manuel (Org.). No reino de Caliban: antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa. Lisboa: Seara Nova e Plátano, 1975, 1976 e 1988 (3 v.).
FERREIRA, Manuel (Org.). 50 poetas africanos. Lisboa: Plátano, 1989.
GUERRA, Lucia. La mujer fragmentada: historias de un signo. Santiago: Cuarto Propio, 1995.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
JORNAL de Angola. Luanda: Associação dos Naturais de Angola, 1954-1961.
LARA, Alda. Poesia. Luanda: Lito-Tipo, 1979. (Cadernos Lavra & Oficina, 18).
LARA, Alda. Poemas. 4. ed. Porto: Vertente, [s.d.].
MAGALHÃES, Isabel Allegro de. Capelas imperfeitas: configurações literárias da identidade portuguesa. In: RAMALHO, Maria Irene; RIBEIRO, António Sousa (Org.). Entre ser e estar: raízes, percursos e discursos da identidade. Porto: Afrontamento, 2002. p. 307-348.
MATA, Inocência. Literatura angolana: silêncios e falas de uma voz inquieta. Lisboa: Mar Além, 2001.
MENSAGEM. Boletim da Casa dos Estudantes do Império. Lousã: ALAC, 1996, (2v.).
NASCENTES, Antenor. Dicionário ilustrado da língua portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro: Bloch, 1972 (6 v.).
ORLANDI, Eni. Gestos de leitura: da História no discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
PADILHA, Laura Cavalcante. Novos pactos, outras ficções: ensaios sobre literaturas afro-luso-brasileiras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002 (Memórias das Letras, 10) e Lisboa: Imbondeiro, 2002.
SANTO, Alda Espírito. É nosso o solo sagrado da terra. Lisboa: Ulmeiro, 1978.
SOUSA, Noémia. Sangue negro. Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, [2001].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.